domingo, 26 de junho de 2011

LITERATURA DE CORDEL

Da minha coleção de folhetos de cordel, cerca de 100 títulos, selecionei a famosa peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho para apresentar nessa postagem. Na minha infância e adolescência, assistí muita cantoria no Mercado e na feira de Parnamirim, entre os dois maiores cantadores do Rio Grande do Norte, Patativa e Chico Traíra. Dos estilos de cantorias o que mais gosto são o Martelo Agalopado, a Gemedeira e as Pelejas, principalmente, as de "Me responda cantador". (MIF)

A Antológica Peleja da “Paca” entre o Cego Aderaldo e Zé Pretinho

CA - “Amigo José Pretinho
Eu não sei o que será

De você no fim da luta
Porque vencido já está
Quem a paca cara compra

A paca cara pagará.

ZP – Cego estou apertado
Que só um pinto no ovo

Estás cantando aprumado
E satisfazendo o povo
Este seu tema da paca

Por favor diga de novo.

CA – Digo uma e digo dez
No cantar não tenho pompa
Presentemente não acho
Quem o meu mapa rompa
Paca cara pagará

Quem a paca cara compra.

ZP – Cego teu peito é de aço
Foi bom ferreiro que fez
Pensei que o cego não tinha

No verso tal rapidez
Cego se não for maçada
Repita a paca outra vez

CA – Arre com tanta pergunta

Deste negro capivara
Não há quem cuspa prá cima

Que não lhe caia na cara
Quem a paca cara compra
Pagará a paca cara.

ZP – Agora cego me ouça

Cantarei a paca já

Tema assim é um burrego

No bico de um carcará
Quem a cara cara compra
Caca cara cacará.


Houve um trovão de risadas
Pelo verso do Pretinho
O capitão Duda disse
Arreda prá lá negrinho
Vai descansar teu juízo

O cego canta sozinho.

Ficou vaiado o Pretinho

Aí lhe disse me ouça
José, quem canta comigo
Pega devagar na louça
Agora o amigo entregue
O anel de cada moça.

Desculpe José Pretinho
Se não cantei a seu gosto
Negro não tem pé, tem gancho
Não tem cara, tem é rosto
Negro na sala de branco
Só serve prá dá desgosto.

Quando eu fiz este verso
Com a minha rabequinha
Procurei o negro na sala
Ele já estava na cozinha
De volta queria entrar
Na porta da camarinha.

FIM

Preço 3 Cruzeiros
Tip. São Francisco. Rua Sta. Luzia 253-269 Juazeiro - Ceará

Nenhum comentário: