quarta-feira, 29 de junho de 2011
MEU SOM VELHO DE ROUPANOVA
SEU LADRÃO, ME ERRE...
domingo, 26 de junho de 2011
LITERATURA DE CORDEL
CA - “Amigo José Pretinho
Eu não sei o que será
De você no fim da luta
Porque vencido já está
Quem a paca cara compra
A paca cara pagará.
ZP – Cego estou apertado
Que só um pinto no ovo
Estás cantando aprumado
E satisfazendo o povo
Este seu tema da paca
Por favor diga de novo.
CA – Digo uma e digo dez
No cantar não tenho pompa
Presentemente não acho
Quem o meu mapa rompa
Paca cara pagará
Quem a paca cara compra.
ZP – Cego teu peito é de aço
Foi bom ferreiro que fez
Pensei que o cego não tinha
No verso tal rapidez
Cego se não for maçada
Repita a paca outra vez
CA – Arre com tanta pergunta
Deste negro capivara
Não há quem cuspa prá cima
Que não lhe caia na cara
Quem a paca cara compra
Pagará a paca cara.
ZP – Agora cego me ouça
Cantarei a paca já
Tema assim é um burrego
No bico de um carcará
Quem a cara cara compra
Caca cara cacará.
Houve um trovão de risadas
Pelo verso do Pretinho
O capitão Duda disse
Arreda prá lá negrinho
Vai descansar teu juízo
O cego canta sozinho.
Ficou vaiado o Pretinho
Aí lhe disse me ouça
José, quem canta comigo
Pega devagar na louça
Agora o amigo entregue
O anel de cada moça.
Desculpe José Pretinho
Se não cantei a seu gosto
Negro não tem pé, tem gancho
Não tem cara, tem é rosto
Negro na sala de branco
Só serve prá dá desgosto.
Quando eu fiz este verso
Com a minha rabequinha
Procurei o negro na sala
Ele já estava na cozinha
De volta queria entrar
Na porta da camarinha.
FIM
Preço 3 Cruzeiros
Tip. São Francisco. Rua Sta. Luzia 253-269 Juazeiro - Ceará
sábado, 25 de junho de 2011
INVENCÍVEIS !!
Uma linha mortífera: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagalo
Pelé e Garrincha jogaram 40 partidas juntos pela seleção brasileira, entre 1958 e 1966. Foram 35 vitórias e 5 empates. O santista e o Botafoguense nunca prderam jogando juntos com a amarelinha. mas não deslubravam os espectadores só pela invencibilidade, mas também pelo futebol encantador. "O Garrincha é um verdadeiro assombro. É um jogador que jamais ví igual", disse o técnico da União Soviética durante a Copa de 1958. Depois da final, um zagueiro sueco afirmou: "após o quinto gol de Pelé, eu queria era aplaudí-lo."
(Pinçado da revista de Bordo da Tam "Brasil Almanaque de Cultura Popular" -
O MAIOR CANTOR DO BRASIL, CANTANDO PRÁ GENTE
Atiraste Uma Pedra
Antônio Gonçalves Sobral, mais conhecido como Nélson Gonçalves em este videoclipe único de 1959 (retirado de filme), o qual devo ao grande amigo acreano Felipe Jardim que cordialmente me gravou este e outros tantos artistas em clipes extraordinários e que agora compartilho com vocês.
Composição: Herivelto Martins e David Nasser
Letra:
Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem
E quebraste um telhado, perdeste um abrigo
Feriste um amigo
Conseguiste magoar quem das mágoas te livrou
Atiraste uma pedra com as mãos que essa boca
Tantas vezes beijou
Quebraste um telhado
Que nas noites de frio te servia de abrigo
Perdeste um amigo que os teus erros não viu
E o teu pranto enxugou
Mas acima de tudo atiraste uma pedra
Turvando esta água
Esta água que um dia, por estranha ironia
Tua sede matou
Atiraste uma pedra no peito de quem
Só te fez tanto bem.
ORGULHOSAMENTE...- DIRCINHA BATISTA
(samba/carnaval, 1953) - Klecius Caldas e Armando Cavalcanti)
Dircinha Batista
Deixou, deixou, deixou
Deixou cair a máscara da face
Mostrou, mostrou, mostrou
Mostrou por fim
Que nunca teve classe
No começo, dei-lhe a mão
Depois, depois o coração
Para ela eu fui um pai
Um amigo e um irmão
Dei-lhe tudo que podia
Sem pensar no desenlace
Afinal, não merecia
Tirou a máscara da face
No começo, dei-lhe a mão
Depois, depois o coração
Para ela eu fui um pai
Um amigo e um irmão
Dei-lhe tudo que podia
Sem pensar no desenlace
Afinal, não merecia
Tirou a máscara da face...
sexta-feira, 24 de junho de 2011
E VIVA SÃO JOÃO!!!
O MEU NETO COM 5 MESES
33 ANOS DE ACRE
Foi numa véspera de São João, que há 33 anos, eu aportava no Acre. Vim a convite de Pedro Vicente, que trabalhava no SESC - AC, com Jaime Ariston. Pedro me convenceu a vir pro Acre dizendo que aqui era muito bom e tinha até jornal alternativo - O Varadouro. Me convenceu. Vim fui ficando, fui gostando, fui criando raízes e daqui não saio mais. Eró só chegou em outubro, do mesmo ano, em 1978. Abelardo ainda era de colo, tinha apenas 9 meses e Ana estava com 2 anos. Eles se criaram no Acre, estudaram, se formaram no Acre e estão trabalhando aqui. Então está tudo como Deus quer e o diabo não empata. Sou grato ao povo do Acre, que me recebeu e me acolheu, com minha família, generosamente. "Que este sol a brilhar soberano..." como diz o nosso hino, continue a iluminar e aquecer a nossa estada nessa terra do Aquiri.(MIF)
terça-feira, 21 de junho de 2011
2º BLOGPROG - A CARTA DE BRASÍLIA
Desde o I Encontro Nacional dos Blogueir@s Progressistas, em agosto de 2010, em São Paulo, nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático. Ao mesmo tempo, a blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país.
Este movimento inovador reúne ativistas digitais e atua em rede, de forma horizontal e democrática, num esforço permanente de construir a unidade na diversidade, sem hierarquias ou centralismo. Na preparação do II Encontro Nacional, isso ficou evidenciado com a realização de 14 encontros estaduais, que mobilizaram aproximadamente 1.800 ativistas digitais, e serviram para identificar os nossos pontos de unidade e para apontar as nossas próximas batalhas. O que nos une é a democratização da comunicação no país. Isso somente acontecerá a partir de intensa e eficaz mobilização da sociedade brasileira, que não ocorrerá exclusivamente por conta dos governos ou do Congresso Nacional.
Para o nosso movimento, democratizar a comunicação no Brasil significa, entre outras coisas:
a) Aprovar um novo Marco Regulatório dos meios de comunicação. No governo Lula, o então ministro Franklin Martins preparou um projeto que até o momento não foi tornado público. Nosso movimento exige a divulgação imediata desse documento, para que ele possa ser apreciado e debatido pela sociedade. Defendemos,entre outros pontos, que esse marco regulatório contemple o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação privados no Brasil.
b) Aprovar um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) que atenda ao interesse público, com internet de alta velocidade para todos os brasileiros. Nos últimos tempos, o governo tem-se mostrado hesitante e tem dado sinais de que pode ceder às pressões dos grandes grupos empresariais de telecomunicações, fragilizando o papel que a Telebrás deveria ter no processo. Manifestamos, ainda, nosso apoio à PEC da Banda Larga que tramita no Congresso Nacional (propõe que se inclua, na Constituição, o acesso à internet de alta velocidade entre os direitos fundamentais do cidadão).
c) Ser contra qualquer tipo de censura ou restrição à internet. No Legislativo, continua em tramitação o projeto do senador tucano Eduardo Azeredo de controle e vigilância sobre a internet – batizado de AI-5 Digital. Ao mesmo tempo, governantes e monopólios de comunicação intensificam a perseguição aos blogueiros em várias partes do país, num processo crescente de censura pela via judicial. A blogosfera progressista repudia essas ações autoritárias. Exige a total neutralidade da rede e lança uma campanha nacional de solidariedade aos blogueiros perseguidos e censurados, estabelecendo como meta a criação de um “Fundo de Apoio Jurídico e Político” aos que forem atacados.
d) Lutar pelo encaminhamento imediato do Marco Civil da Internet, pelo poder executivo, ao Congresso Nacional.
e) Fortalecer o movimento da blogosfera progressista, garantindo o seu caráter plural e democrático. Com o objetivo de descentralizar e enraizar ainda mais o movimento, aprovamos:
- III Encontro Nacional na Bahia, em maio de 2012. A Comissão Organizadora Nacional passará a contar com 15 integrantes:
- Altamiro Borges, Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Eduardo Guimarães, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai e Rodrigo Vianna (que já compunham a comissão anterior);
- Leandro Fortes (representante do grupo que organizou o II Encontro em Brasília);
- um representante da Bahia (a definir), indicado pela comissão organizadora local do III Encontro;
- Tica Moreno (suplente – Julieta Palmeira), representante de gênero; - e mais um representante de cada região do país, indicados a partir das comissões regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).
As comissões regionais serão formadas por até dois membros de cada estado, e ficarão responsáveis também por organizar os encontros estaduais e estimular a formação de comissões estaduais e locais. Os blogueir@s reunidos em Brasília sugerem que, no próximo encontro na Bahia, a Comissão Organizadora Nacional passe por uma ampla renovação.
f) Defender o Movimento Nacional de Democratização da Comunicação, no qual nos incluímos, dando total apoio à luta pela legalização das rádios e TVs comunitárias, e exigindo a distribuição democrática e transparente das concessões dos canais de rádio e TV digital.
g) Democratizar a distribuição de verbas públicas de publicidade, que deve ser baseada não apenas em critérios mercadológicos, mas também em mecanismos que garantam a pluralidade e a diversidade. Estabelecer uma política pública de verbas para blogs.
h) Declarar nosso repúdio às emendas aprovadas na Câmara dos Deputados ao projeto de Lei 4.361/04 (Regulamentação das Lan Houses), principais responsáveis pelos acessos à internet no Brasil, garantindo o acesso à rede de 45 milhões de usuários, segundo a ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital).
Brasília, 19 de junho de 2011
BALANÇO DO 2º BLOGPROG
Conceição Oliveira, do blog Maria Fro, posando comigo
Eu e Rodrigo Viana do blog Escrevinhador
Eu e o Altamiro Borges, do Blog do Miro e do Instituto Barão de Itararé
Leandro Fortes, do Brasília Eu Ví e da Carta Capital
Um balanço inicial do II BlogProg
Por Altamiro Borges (*)
O II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (BlogProg), realizado neste final de semana em Brasília, foi um baita sucesso. Após três dias de intensos debates e muitas votações, os participantes concluíram a plenária final, no domingo à tarde, em clima de êxtase, de missão cumprida. Muitos choraram no encerramento do evento. As despedidas de muitos que só se conheciam no mundo virtual foram emocionantes, carregadas de generosidade e espírito construtivo.
Num balanço ainda inicial do II BlogProg, destaco cinco razões do enorme sucesso. Em primeiro lugar, o encontro foi altamente representativo, confirmando o crescente fortalecimento da blogosfera progressista. 369 ativistas digitais de 21 estados (apenas Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso de Sul, Tocantins e Alagoas não estiveram representados) participaram do evento na excelente sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio. E isto após a realização de 14 encontros estaduais e dois regionais que reuniram 2.110 internautas e que garantiram o maior enraizamento e descentralização deste movimento.
Democracia e alto nível político
Em segundo lugar, o evento foi altamente democrático, com total respeito à pluralidade de opiniões existente na rede. As polêmicas foram quentes – principalmente sobre a relação da blogosfera com o governo e sobre a continuidade do movimento. Mas a palavra foi garantida a todos e as inúmeras votações definiram os próximos passos. Ao final, predominou o esforço da construção da unidade na diversidade – sem sectarismo ou visões aparelhistas.
Em terceiro lugar, o II BlogProg propiciou um debate político de alto nível. Além das exposições iniciais do presidente Lula, do ministro Paulo Bernardo e das excelentes contribuições do professor Venício Lima, do jurista Fabio Konder Comparato e da deputada Luiza Erundina, ocorreram 10 oficinas para tratar de variados temas, reuniões de grupo e a plenária final. Esta overdose de debates municiou os blogueiros e ativistas das redes sociais para as futuras batalhas.
Autonomia e legitimidade
Em quarto lugar, o encontro aprovou um plano de ação que permite o fortalecimento do movimento. Ele está centrado na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil – na luta por um novo marco regulatório do setor, pela implantação do Plano Nacional de Banda Larga e contra qualquer tipo de censura na rede. Ele garante a autonomia da blogosfera, que faz o combate às manipulações da mídia golpista, mas que também critica e pressiona o governo – não tem nada de chapa-branca.
Por último, o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas representou um salto na legitimidade deste jovem movimento, que nasceu em agosto de 2010. As presenças de Lula, do ministro Paulo Bernardo, do governador Agnelo Queiroz e de vários parlamentares e lideranças dos movimentos sindical e popular confirmam que a blogosfera se tornou um ator importante no cenário político brasileiro. A “velha mídia” pode choramingar, mas a blogosfera mostrou a sua força. Parabéns a todas e todos!
sábado, 18 de junho de 2011
COMEÇOU O 2º BLOGPROG
O apartamento, muito confortável, com camas boas, frigo bar, TV e banheiro espaçoso