quarta-feira, 14 de maio de 2008

E MARINA JOGOU A TOALHA




A data de 13 de maio é simbólica. Marina, enfim, se liberta de pressões e incompreensões que suportou por 5 anos e 4 meses a frente do MMA.Ganha o agronegócio, os madeireiros,os fiscais corruptos do IBAMA, e os que detratam e detrataram o Presidente Lula. Perde o meio ambiente,o Acre,o governo e todos nós que temos em Marina uma referência ética. Compartilho nesse espaço uma saudação que fiz a companheira Marina por ocasião dos seus 50 anos.




BODAS DE SANGUE


"...50 anos são bodas de sangue:
Casei com a inconstância e o prazer
Perdôo a todos, não peço desculpas
Foi isso que eu quis viver.
Acolho o futuro de braços abertos,
Citando Cartola: eu fiz o que pude
Aos 50 an0s, insisto na juventude."
(50 Anos de Cristovão Bastos e Aldir Blanc)




Marina, que bom te ver viva, no fulgor dos teus 50 anos, insistindo na juventude, persistindo na utopia, resistindo às virulências do organismo biológico e político. Tu és uma força da natureza e da sociedade acreana. A tua existência, a tua militância e a tua projeção como personalidade, que emergiu n nossa humilde aldeia e ganhou o mundo, nos faz acreditar em milagres. Marina como uma pessoa de fé é uma operadora de milagres e tem sido agraciada por muitos deles. Ela subiu ao "Céu", que é o Senado Federal - aliás, o Senado, na observação arguta do ex- Senador Vitorino Freire, do Maranhão, "é melhor do que o céu, porque prá ir prá lá, não precisa nem morrer" - e desceu ao purgatório do Ministério do Meio Ambiente, onde trava um renhido combate contra os predadores da natureza e as incoerências do Governo. Acompanho, com apreensão, os teus revezes. Tu tens engulido sapos, com barba e sem barba, tens comido o pão que o diabo amassou, tens feito das tripas coração (para ficar apenas com poucos "lugares comuns" dos teus infortúneos), mas continuas lá, sendo queimada em fogo brando, como deve ser no purgatório, permanecendo firme, serena, e coerente, numa resignação estóica e com o céu do Senado ao teu dispor, alí bem pertinhho.


Marina, tu tens a paciência pedagógica de uma educadora, como nos fala Paulo Freire, e tuas lições e teus exemplos nos educam a todos. O nosso Governo do Acre te presta uma justa e merecida homenagem quando batiza a Biblioteca da Floresta com o teu nome. Tú mereces "as flores em vida, o carinho e a mão amiga" do teu povo - os povos da floresta .


Marina, tú que és uma semeadora de sonhos e es peranças também vais semear "livros à mão cheia, mandando o povo pensar" e serás bendita por isso e outros milagres virão. De milagres tú conheces, tens vivências e evidências. Tú já me falavas deles numa entrevista que me concedestes num já distante dia do século passado(setembro de 1996),para a minha tese de mestrado sobre o PT do Acre. Transcrevo: "eu acho que hoje no Acre está acontecendo um verdadeiro milagre. Quando a gente começou esse movimento todo, desde os sindicatos. PT, partidos de esquerda, movimentos da igreja progressista, parecia impossível a gente quebrar a lógica do poder aqui no Acre, que era MDB e PDS (...). Então para min, isso é um verdadeiro milagre." A fala da Marina foi o gancho para que eu concluisse o meu trabalho de tese e, o fiz, citando Hanna Arendt no seu ensaio A Dignidade da Política : "A questão de se apolítica ainda tem de algum modo um sentido remete-nos necessariamente de volta a à questão do sentido da política; e isso ocorre exatamente quando ela termina em uma crença nos milagres."


Parabéns, Marina, pelas "bodas de sangue", pelos 50 anos de existência, dignificando a política e nos orgulhando a todos. Farei uma concessão ao meu agnosticismo e digo como Chico e Vinicius,em Gente Humilde:"Eu que não creio, peço a Deus por minha gente..." e por ti que representas a alma do nosso povo.




"Que bom te ver viva" é um documentário narrado pela Irene Ravache,que trata das torturas as mulheres, presas políticas, nos cárceres da ditadura militar.


(Artigo publicado no "Jornal Página 20" de 10-02-2008)

Nenhum comentário: