quinta-feira, 8 de maio de 2008

CRIATIVIDADE E GRUPOS CRIATIVOS



Este é o título do livro de Domenico De Masi, que estou lendo nessa rede que abre o Blog. É uma leitura agradável,instigante e fértil em informações,que refaz, ao longo de 18 capítulos, o percurso da história da humanidade. O desejo do autor é que seu texto sirva para tornar os leitores mais felizes, mais conscientes de que avida merece ser vivida, liberada e valorizada. Recomendo e pinço alguns trechos que achei interessante.



  • "O otimismo é aforma mais perfeita e generosa da inteligência." (p.16)
  • "Os grandes inimigos de todos os tempos: o cansaço e a solidão, a ignorância e a feiura, a tradição e o autoritarismo, a miséria, a dor e a morte."(p.17)
  • "Segundo Jorge Luís Borges, todas as histórias narradas pelo homem podem ser reduzidas a quatro: a história de uma viagem, a história de uma cidade sitiada, a história de uma pesquisa e a história de um sacrifício de um Deus."(p.18)
  • "Hoje o homem pode finalmente usufruir, pela primeira vez na história, a sorte de ser saudável, culto, longevo, nômade e, ao mesmo tempo, sedentário, sereno, contemplativo e solidário." (p.20)
  • "Não foi Deus que fez o homem e a terra à sua imagem e semelhança, mas sim o homem que fez à sua própria semelhança Deus e o paraíso, odiabo e o inferno." (p.59)
  • "A religião é aquele pacto do ser humano com uma divindade superior e abstrata, capaz de lhe assegurar, de diversas formas, o bem mais supremo, a eternidade de existência. Sob esse aspecto, a divindade é uma das criações mais ousadas da mente humana." (p.60)
  • "No Elucidarium de Onório de Autun, especifica-se que "os eleitos terão sete glórias especiais de corpo e sete de almas. Do corpo: a beleza, a rapidez, a força, liberdade, a alegria, a saúde e a imortalidade. Da alma: a sabedoria, a amizade, a concórdia, a potência, a honra, a segurança e a beatitude."(p.67)

Nenhum comentário: