sábado, 22 de junho de 2013

O VANDALISMO DA GLOBO

O VANDALISMO DA GLOBO
Por Marcos Inácio Fernandes*
 
] O pior vandalismo que ocorreu durante as manifestações do MPL na 5ª feira passada foi o da cobertura da rede Globo, que dedicou tempo integral a cobertura derrubando a sua própria grade. A sua cobertura privilegiou os inúmeros atos de baderna praticados pelos agentes infiltrados e provocadores de sempre e outros marginais.
 Também se esmeraram nas cenas dos manifestantes rasgando as bandeiras do PT e escorraçando o partido. Não satisfeita com a sua cobertura tendenciosa, estão pedindo pela TV por assinatura da Globo News, que as pessoas enviem vídeos das manifestações Brasil afora como se isso fosse preciso já que a emissora tem afiliadas em todos Estados brasileiros. Esse pedido deve ser para que eles editem selecionando as cenas mais chocantes contra o governo, o PT, os políticos que dão sustentação a Dilma.
 Com certeza é para municiar os marqueteiros dos partidos que fazem oposição ao governo na campanha eleitoral do próximo ano, como editaram o debate entre Collor e Lula em 1989, favorecendo o Collor que eles apoiaram. Na última campanha eleitoral tentaram forjar um atentado contra Serra, que foi atingido por uma bolinha de papel, que segundo a Globo, quase foi parar na UTI. Dessa vez o episódio foi desmoralizado pela contra -informação das redes sócias pela internet e rendeu um samba jocoso do Tantinho da Mangueira que diz no seu refrão: “Deixa de ser enganador / Pois bolinha de papel / Nem fere nem causa dor....
Mas o vandalismo da Globo vem de longe. Através de suas reportagens, novelas e programas de entretenimentos, eles criminalizam, diuturnamente a política e os políticos com mandatos. Criaram uma imagem esteriotipada, mentirosa e alienante e cheia de generalizações e senso comum. Vivem mostrando o plenário do Congresso entregue as moscas com meia dúzia de gatos pingados, como se as atividades parlamentares se restringissem aos debates e votações no plenário. Que o parlamento brasileiro é o mais caro do mundo, que os Deputados e Senadores ganham uma exorbitância e só trabalham 3 dias por semana e repetem, ad nauseam, os desvios de conduta parlamentar e pessoal dos políticos. É verdade que muitos dão pretextos suficientes. Mas é verdade também, que a Vênus Platinada é uma poderosa máquina de triturar reputações, de chantagear, de manipular.
 Ela é seletiva parcial e tendenciosa nas suas denúncias. E nem tudo que pinta de novo, pinta na tela da Globo.
Nas suas telas, jamais pintou a Privataria Tucana e o filho que o FHC teve "por fora" com uma jornalista do seu quadro. A Globo escondeu o fato e escondeu a mãe e o filho na Espanha. (depois teste de DNA comprovou que o filho nem era de FHC). O que ninguém sabe é se esse “favor” da Globo a FHC, quanto foi que custou ao contribuinte. Não falam que os economistas que fizeram o Plano Real viraram banqueiros e estão ricos. Não informam, por exemplo, que os 10 mais da TV brasileira ganham mais de 14 milhões por mês. Essa soma é superior ao que ganha os 513 deputados federais. E quem paga é você quando compra qualquer produto anunciado pela TV, pois os empresários embutem nos preços de suas mercadorias o custo com o markting e a publicidade dos produto. .Eles cobram uma verdadeira fortuna por uma inserção comercial de alguns segundos no seu horário nobre. 
Ganham bem para falarem mal do Brasil. Para desqualificar os avanços que ocorreram nesses 12 anos de Lula e Dilma.
Quando não podem deixar de anunciar uma notícia boa do governo, sempre complementam com um “MAS” e tratam de minimizar o fato.
Se a Dilma baixa a energia, desonera a cesta básica, baixa o IPI dos automóveis e da linha branca, baixa os juros e aumenta o crédito é taxada de populista, de estar fazendo campanha antecipada. Fazem de tudo para desqualificar o governo e comprometer a imagem do Brasil.
Nesses lamentáveis incidentes de vandalismo das manifestações, que a globo esta cobrindo com tanto esmero, fez um estrago na imagem do Brasil lá fora.
 Eu não tenho dúvidas que tem coisa orquestrada e não é tão espontânea como a Globo quer fazer aparecer - ações de vândalos e baderneiros. Querem melar a Copa, depois as Olímpiadas e mostrarem a incompetência do Governo para realizar esses eventos.
Nós mais veteranos, que vivemos a ditadura e apanhamos dela como a Dilma, estamos todos temerosos mais vigilantes. O que nos impressiona é que o serviço de inteligência e segurança Institucioanal, os Ministérios da Justiça e da Comunicação, os inoperantes do Cardozo e Bernardo estão deixando a Dilma levar bola nas costas e os adversários estão ficando de frente para o gol. Não finalizam porque são ruins mesmo.
Concluo dizendo: que falta faz o velho Brizola. Ele foi o único político brasileiro que teve coragem de enfrentar esse Império. Quando estou meio desencantado com a pasmaceira do nosso partido e do governo, que apanha, apanha, apanha e paga regiamente com a verba publicitária os nossos algozes. Quando vão ao orgasmo quando saem no JN e nas páginas Amarelas da Veja. Quando a nossa Presidenta vai fazer omelete no programa da Ana Maria Braga (ainda sem o seu colar de tomates), me bate um desalento, uma tristeza uma desesperança.
Então, eu assisto o vídeo em que o Brizola ganhou o direito de resposta quando foi atacado por Robrto Marinho e teve o seu direito de resposta pela justiça no Jornal Nacional da Rede Globo. Não tem nada mais reconfortante de que vê e ouvir a vóz pastosa do Cid Moreira lendo a nota do saudoso Leonel Brizola.
Agora, com essas manifestações, espero que o Congresso regulamente os dispositivos constitucionais que tratam da democratização dos meios de comunicação de massas e sua regulamentação, que desde a promulgação da Carta em 1988, dormita no Legislativo Federal. A cidadania espera que a imprensa, não se comporte como Partido Político e não seja golpista
. E viva a juventude do nosso Brasil.
 
*Marcos Inácio Fernandes é Mestre em Ciências Políticas pela UFRN, professor aposentado e militante do PT.

Nenhum comentário: