sábado, 4 de abril de 2009

PARA REFLEXÃO


O amigo e confrade Mário Amorim me enviou por e-mail. Reproduzo e compartilho


Na carpintaria...


Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha reunião. Foi uma reunião de ferramentas para tirar as suas diferenças.

O martelo exerceu a Presidência; entretanto, lhe foi notificado que teria que renunciar. Por que? Fazia demasiado ruído. E, também, passava o tempo todo golpeando.

O martelo aceitou a sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso. Disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa. Ante ao ataque, o parafuso aceitou também, mas na sua vez pediu a expulsão da lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais.

A lixa esteve de acordo, com a condição que também fosse expulso o metro, que sempre ficava medindo aos demais segundo sua medida, como se fora o único perfeito.

Nisso entrou o carpinteiro, colocou o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a grossa madeira inicial se converteu em um lindo móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a reunião recomeçou. Disse o serrote: " Senhores, se há demonstrado que todos temos defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valiosos. Assim, superemos nossos pontos negativos e concentremo-nos na utilidade de nossos pontos positivos. Todos concluíram então que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para afinar e limar a aspereza, e observavam que o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma equipe de PRODUZIR móveis de QUALIDADE.

Sentiram-se felizes com suas fortalezas e por trabalharem juntos, produzindo móveis com qualidade pelo espírito de equipe. Quando as pessoas buscam pequenos defeitos nos demais, a situação fica tensa e negativa. Ao tratar com sinceridade e perceber os pontos fortes dos demais, florescem os melhores lucros dos seres humanos. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo; entretanto, encontrar qualidades é tarefa para os nobres de espírito, capazes de inspirar todos os êxitos humanos.(Autor desconhecido)

Nenhum comentário: