sexta-feira, 10 de abril de 2009

E PROTÓGENES BATEU SEU ATABAQUE

Dep. Federal, Itagiba(um arquiteto de labirintos) e o Delegado Protógenes (que não serve para cantar no coro)





Na 4ª feira de trevas (trevas para os inquisidores da CPI dos grampos), o delegado Protógenes lavou nossa alma, quando depôs naquela Comissão (dos amigos do Dantas, segundo Paulo Henrique Amorim). Protógenes, "bateu seu atabaque" cujo som, vibrante, ainda ecôa na nossa alma. Na sua fala inicial a CPI, o ínclito delegado nos brindou com um fragmento da poesia "O Tocador de Atabaque" de Eduardo Alves da Costa, que trancrevo na íntegra. Vocês vão poder conferir a pertinência da mensagem poética com o que o delegado nos brindou, Vamos ouvir o som desse atabaque e amplificá-lo pelo Brasil afora.






O Tocador de Atabaque

(Eduardo Alves da Costa)


Querem o meu verso
De nariz para o ar,
Equilibrando a esfera,
Enquanto alguém bate com a varinha
Para me por no compasso.
Pedem-me que não seja violento
E me mantenha equilibrado
Entre a forma e o fundo,
Porque a platéia não deve sofrer
Emoções fortes.

Mas eu, nascido num tempo de sussurros,
Tenho a voz contundente
E por mais que me esforce
Não sirvo para cantar no coro.

Sei apenas tocar meu atabaque.

Assim, que me perdoem
Os amantes dos saraus
E os arquitetos de labirintos,
Que as senhoras se protejam com o xale
E os corações delicados
Se encostem à parede
Para fugir às correntes de ar.

Bato no atabaque
Até estourar os tímpanos fracos
E chamo num grito de gozo
As almas bravias,
Para dançarmos juntos,
Mordidos pela mentira do mundo,
Com os nervos envenenados
E a jugular aos pinotes.
Escutem, eu vou lhes contar a história
Do leão que tinha um espinho na pata...

Bato no atabaque e me consumo
Como se o sangue fugisse
Por um rio subterrâneo.

Vamos, o senhor não pode enganar todos
Durante todo o tempo.

Bato no atabaque
Quem quiser cantar
Que me dê um tom.

Por que ao sair do trabalho
A gente não volta para casa
De montanha-russa?

Bato no atabaque...
Matou o patrão com cinco tiros
Porque foi despedido
Sem aviso prévio.

Bato no atabaque...
Izabel acho que meu pai,
Quando souber,
Vai me bater.
Bato no atabaque...
Moço,compra uma flor
Pra namorada?
Bato no atabaque...
Você acha que eles bombardeiam a China?

Bato no atabaque
e o furacão me arranca pela raiz
e eu sou um baobá
atravessando os céus da Flórida
para cair em Nova York,
sacudindo a bolsa de valores
como um enfarte.
Não sei... prá mim
Quem matou Kenedy
Foi a reação.

Bato, bato, bato no atabaque
Até consumir o terceiro estágio
de minha alma de astronauta
e ficar girando,
fora de órbita,
para sempre.

Nenhum comentário: