segunda-feira, 6 de abril de 2009

BAÚ DAS MEMÓRIAS - TRIO IRAKITAN


Álbum ,com três CDs do Trio Irakitan, do meu acervo discográfico.

Trio Irakitan com sua formação inicial. (Joãozinho no afoxé, Edinho no violão e Gilvan no tantan). O trio que embalou, com seus boleros, a minha geração em Parnamirim. Tive o prazer de assistir, no Parque de Exposição, o trio com essa formação do vídeo. Muito tempo depois, assisti o conjunto cantar no Projeto "Seis e Meia" no Teatro Alberto Maranhão em Natal,(Foi a primeira vez que o Trio Irakitan cantou no Teatro), apenas com o Gilvan e dois novos componentes, mas, mantendo a mesma harmonia e provocando muitas emoções. Lembro-me ainda de ter visto no Cine Rio Grande de Natal (hoje fechado), o filme nacional, "Três Colegas de Batina" com o Trio Irakitan. No filme, eles cantam no programa de calouros do Ary Barroso, Valsa de Uma Cidade do Antônio Maria. No vídeo. o Trio Irakitan interpreta, "Agora é Cinza" um samba de Bide e Marçal, campeão do carnaval de 1934. Eis a letra:

AGORA É CINZA
Composição: Bide (Alcebíades Maia Barcelos) e Marçal (Armando Vieira Marçal)Interpretação: Trio Irakitan


Você partiu
Saudades me deixou
Eu chorei
O nosso amor foi uma chama
Que o sopro do passado desfaz
Agora é cinza
Tudo acabado e nada mais
(Bis)
Você, partiu de madrugada
E não me disse nada
Isso não se faz
Me deixou cheio de saudade e paixão
Não me conformo com a sua ingratidão
Você partiu
Saudades me deixou
Eu chorei
O nosso amor foi uma chama
Que o sopro do passado desfaz
Agora é cinza
Tudo acabado e nada mais
(Bis)
Agora, desfeito o nosso amor
Eu vou chorar de dor
Não posso esquecer
Vou viver distante dos teus olhos
Oh! Querida
Nem me deu um adeus por despedida
Você partiu
Saudades me deixou
Eu chorei
O nosso amor foi uma chama
Que o sopro do passado desfaz
Agora é cinza
Tudo acabado e nada mais
(Bis)





Formado por jovens cantores em Natal (RN), o Trio fez sucesso em outros países antes de ser conhecido no Brasil. Foram para a Venezuela, Colômbia, Caribe e México, onde desenvolveram a técnica mexicana de vocalizar, que se tornou uma característica do Trio. O nome foi dado pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo em 1951, e significa, em tupi, verde mel ou doce esperança. Voltaram ao Brasil em 1954 e foram contratados pela Rádio Nacional. O repertório era basicamente sambas-canções, boleros e alguma música mexicana, no gênero dos "mariachis". Em 1965, a morte de Edinho gerou algumas modificações na direção artística do Trio. Nos anos 70 diversificaram um pouco a área de atuação, gravando um disco de carimbó, ritmo do norte do Brasil, e outros de samba e outros estilos em voga. Participaram de filmes, gravaram mais de 50 discos, e ainda se apresentam em shows e eventos, cantando principalmente música romântica.

Nenhum comentário: