terça-feira, 21 de abril de 2009

TIRADENTES DÁ SAMBA





EXALTAÇÃO À TIRADENTES


Composição: Estanislau Silva, Mano Décio da Viola e Penteado.


Interpretação: Cauby Peixoto Jorge Goulart Zé da Velha,Roberto Ribeiro, Roberto Silva,Elis Regina, entre outros.


"Joaquim José da Silva Xavier
Morreu a vinte e um de abril
Pela Independência do Brasil

Foi traído e não traiu jamais
A Inconfidência de Minas Gerais

Joaquim José da Silva Xavier
Era o nome de Tiradentes
Foi sacrificado pela nossa liberdade
Este grande herói
Para sempre há de ser lembrado."

Exaltação a Tiradentes é um clássico do samba-enredo. Com esse Samba o Império Serrano sagrou-se campeã do carnaval carioca de 1949,

"Exaltação a Tiradentes" foi o primeiro samba-enredo a ultrapassar os limites das escolas de samba e alcançar a consagração popular. Já houvera outros anteriormente, mais ou menos conhecidos, porém nenhum deles possuía, como "Tiradentes", características de samba-enredo só fixadas nos anos cinqüenta.
Cantado pela Império Serrano no carnaval de 1949, "Tiradentes" esperou seis anos para chegar ao disco e só o conseguiu quando o cantor Roberto Silva, conhecendo-o através de Mano Décio da Viola, resolveu gravá-lo.
E é Mano Décio que, em depoimento a Sérgio Cabral (para a coleção "História das Escolas de Samba"), conta como fez o samba: "Logo no meu primeiro ano (na Império Serrano), eu e o Silas de Oliveira fizemos um samba para o enredo "Tiradentes", que não foi aceito. Fizemos três sambas e nenhum foi aceito. Aí, num domingo, sonhei que estava cantando uma música...".

Esta música viria a ser a primeira parte de "Tiradentes", à qual, no dia seguinte, Mano Décio acrescentou uma segunda com a ajuda do compadre Penteado. "Ele tinha um samba com a primeira parte fraca" - conclui o compositor - "mas uma segunda muito boa que aproveitamos". "Tiradentes" tem seu ponto alto na primeira parte, em que ressalta por duas vezes a presença do acorde de subdominante menor, dando à composição um certo tom de dramaticidade."

( do Site: MPB CIFRANTIGA 2...)




Nenhum comentário: