quarta-feira, 6 de agosto de 2008

FULGE UM ASTRO NA NOSSA BANDEIRA

Cena da novela Amazônia de Carla Perez




Hoje comemora-se 106 anos do início da Revolução Acreana,quando Plácido de Castro, comandando um exército de seringueiros, tomam de assalto a Intendência boliviana em Xapuri na madrugada de 6 de agosto de 1902. A história registra, que o comandante boliviano achando que os brasileiros estavam chegando para os festejos do dia nacional da Bolívia, que coincide com essa data, havia dito: "ÉS TEMPRANO PARA LA FIESTA" ao que Plácido de Castro retrucou:"NÃO É FESTA É REVOLUÇÃO" Iniciava-se alí, o desfecho de um processo de inssurreições,que começara com Sebastião de Carvalho,passando por Galvez e pela "Expedição dos Poetas",para tornar o Acre brasileiro.



O Acre "era um triângulo de moléstias tropicais e rios tortuosos encravado entre a Bolívia, Peru e Brasil. Enfim, um lugar que nenhum cristão procuraria para juntar seus trapos."(SOUZA,1995). Essa imensa área geográfica, aparecia nas cartas bolivianas como "tierras non descubiertas". Com a exploração da borracha pelos brasileiros, passa a ser chamada "region de gomales" e posteriormente "território de Colônias". Até o início do século XX, o Acre não existia enquanto região sócio-política. Ele era apenas um afluente do rio Purus, que os Apurinãs denominavam de "AQUIRI"(rio dos jacarés). Segundo Márcio de Souza, no seu livro "Galvez - O Imperador do Acre",a origem do nome ACRE, deriva dessa denominação dos Apurinãs, Conta ele: "O cearense desbravador João Gabriel Carvalho e Melo, pouco afeito a arte da caligrafia, rabiscou este nome no envelope,remetendo-o ao Visconde de Santo Elias pedindo algumas mercadorias, que o Visconde depois de muito trabalho, decifrou como ACRE. O Visconde começava a fazer um bom negócio sem saber que batizara também um território."

O Acre,no dizer dos Autonomistas "È O AMOR AO BRASIL, QUE SE TORNOU EXPRESSÃO JURÍDICA". O Acre é brasileiro por opção. Uma conquista dos seringueiros nordestinos que, a serviço de seus patrões e de armas em punho,"Empurraram a fronteira com a própria miséria"(SOUZA,1995),dando os contornos definitivos ao mapa do Brasil.

Um comentário:

DANTOFM disse...

"Cena da novela Amazônia de Carla Perez", Mestre desculpe a correção, pois sei q pode ter sido a digitação rápida, mas a novelista é Glória Peres... abraços e desculpe-me algo