quarta-feira, 6 de agosto de 2008

COMEÇOU AS OLIMPÍADAS
























Hoje, de madrugada, começou nossa participação nas Olimpíadas de Pequim com a seleção femenina de futebol,comandada por Marta, empatando, sem gols, com a Alemanha, atuais campeãs do mundo. O Brasil participa dos jogos com a maior delegação da história. São 277 atletas, 132 mulheres e 145 homens, que vão competir em 32 modalidades. Segundo todos os analistas esportivos, esta delegação está bem preparada para representar nosso país. Lula recebeu e aconselhou nossa delegação.

Brasília - O presidente Lula recebeu hoje, no Palácio do Planalto, a delegação olímpica brasileira que participará dos Jogos de Pequim. O presidente falou de motivação aos atletas e deu conselhos à equipe brasileira.“Na hora de vocês disputarem, pensem, sobretudo, na motivação que fez vocês fazerem o sacrifício para chegar à posição em que vocês chegaram. Concentrem-se, obedeçam as regras estabelecidas pelos orientadores de vocês, que as chances de vocês voltarem vitoriosos é muito maior”, afirmou o petista.“Eu quero que todos vocês ganhem todas as medalhas que forem disputar, mas quero que compreendam que, na minha cabeça, alguém que não ganha medalha não é menos importante do que aquele que ganhou”, complementou.Na ocasião, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, anunciou que o velejador Robert Scheidt levará a bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos jogos.Lula também destacou que vai torcer pelos brasileiros e prometeu visitar a delegação em Pequim. “Da minha parte, eu estarei aqui, com os 190 milhões de brasileiros, esperando que aconteça conosco o melhor. Vou lá fazer uma visita na Casa do Brasil. A Casa do Brasil não terá bebida, a comida será toda light, para ninguém comer demais, pato de Pequim, só pato laqueado light. Vamos ficar de olho, se os chineses oferecerem para a gente uma comida muito pesada nós não iremos comer”, brincou.O presidente utilizou sua própria trajetória política e o Fluminense para destacar a importância do equilíbrio psicológico em decisões. O time brasileiro perdeu nos pênaltis o título da Copa Libertadores da América para a equipe equatoriana LDU.“Vocês viram o time do Fluminense, na hora de bater pênalti. O melhor jogador, que marcou três gols, perdeu o gol mais fácil, que era o pênalti. E não perdeu porque não sabia chutar, porque ele é um bom jogador, perdeu porque o estado psicológico devia estar numa pressão muito grande.”“Eu mesmo perdi três eleições antes de ganhar a primeira. Vocês também sabem que hoje, quem não for profissional, não está no jogo”, exemplificou.






Uma heroína olímpica - Aída dos Santos.






Nas Olimpíadas de 1964, no Japão, Aída alcançou o 4º lugar no salto em altura. As mulheres esportistas sofriam, naqueles anos, forte discriminação, principalmente as negras. Só passou pelo Comitê Olímpico brasileiro por ser a única mulher atleta com índice olímpico. Era a única mulher numa delegação de 69 componentes. Aída dos Santos , não tinha técnico, médico, massagista nem roupeiro. Ela nem sequer recebeu o uniforme da delegação, não tinha sapato de prego para saltar, tendo recebido uma sapatilha para corrida de 100 metros. salvou-lhe a solidariedade de atletas estrangeiros, particularmente o peruano Roberto Albugatas, que a ajudava nos treinos, e o cubano Enrique Figueiroa, que providenciou médico e massagista quando ela torceu o pé. Apesar de todas as dificuldades, Aída disputou a final do salto em altura com 11 atletas de várias partes do mundo, todas brancas, bem nutridas e de boa aparência. A 4ª colocação foi a melhor até então conseguida por uma brasileira em Olimpíadas, em qualquer esporte.






SAIRAM AS PRIMEIRAS MEDALHAS PARA O BRASIL


A Judoca Ketleyn Lima Quadros, é a primeira mulher brasileira a ganhar medalha em esporte individual nos jogos Olímpicos. Ela foi bronze nos jogos de Pequim. Seu colega Leandro Guilheiro, foi o outro medalhista de bronze, ganhando a luta que lhe valeu a medalha , por ypon.






Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, são os dois medalhistas do Brasil, até o momento.




Leandro Guilheiro



































::::
































::


























































Nenhum comentário: