segunda-feira, 18 de agosto de 2008

AS LEIS DO PODER



As Leis do Poder (1 a 20)

Segundo Robert Greene e Joost Elffers


Lei Nº 1 - Nunca brilhe mais do que o mestre
Faça com os que estão acima de você sintam-se sempre confortavelmente superiores. Eu seu desejo de agradá-los ou impressioná-los, não vá longe demais na exibição dos seus talentos, ou poderá conseguir o contrário: inspirar medo e insegurança. Faça seus mestres parecerem mais brilhantes do que são e você atingirá os píncaros do poder.


Lei Nº 2 - Nunca coloque muita confiança nos amigos, aprenda a usar os inimigos
Seja cauteloso com os amigos – eles irão traí-lo com facilidade, por serem estimulados à inveja, e tornam-se também mimados e autoritários. Contrate um antigo inimigo e ele se mostrará mais leal do que um amigo, porque tem mais a provar. Na verdade você tem mais a temer dos amigos do que dos inimigos. Se não tem inimigos, encontre um jeito de obtê-los.


Lei Nº 3 - Oculte suas intenções
Mantenha os outros no escuro e em desvantagem, jamais revelando o propósito por trás das suas ações. Se as pessoas não souberem o que você pretende fazer, não terão como preparar uma defesa. Guie-os longe o bastante por um caminho falso, envolva-os numa cortina de fumaça, e quando perceberem suas verdadeiras intenções será tarde demais.


Lei Nº 4 - Sempre diga menos do que o necessário
Quando tenta impressionar as pessoas com palavras, quanto mais você diz, mais trivial você se parece e menos no controle você está. Mesmo quando for dizer algo banal, ficará parecendo original se você o fizer de forma vaga, indefinida, indecifrável. Gente poderosa impressiona e intimida dizendo menos. Quanto mais você fala, mais provável se torna que acabe dizendo algo de que pode se arrepender.


Lei Nº 5 - Praticamente tudo depende da reputação: guarde-a com a vida
A reputação é a pedra angular do poder. Usando reputação apenas, você consegue intimidar e vencer. Porém basta um deslize para que você se torne vulnerável e possa ser atacado por todos os lados. Mantenha sua reputação inexpugnável. Fique continuamente alerta contra ataques potenciais e elimine as ameaças antes que se tornem realidade. Ao mesmo tempo, aprenda a destruir os seus inimigos abrindo brechas nas reputações deles. Depois fique de lado e deixe que sejam queimados pela opinião pública.


Lei Nº 6 - Busque atenção a qualquer custo
Todas as coisas são julgadas pela aparência; o que não é visto simplesmente não conta. Portanto jamais se permita deixar perder na multidão ou cair no esquecimento. Destaque-se. Seja visível a qualquer custo. Torne-se um ímã de atenção parecendo maior, mais exuberante e mais misterioso do que as massas insípidas e tímidas.


Lei Nº 7 - Faça com que os outros trabalhem por você, mas fique sempre com o crédito
Use a sabedoria, o conhecimento e o trabalho de campo de outras pessoas para fazer avançar a sua causa. Essa assistência não fará apenas com que você economize valiosos tempo e energia, mas conferirá a você uma aura sobrenatural de eficiência e agilidade. No final seus assistentes serão esquecidos e você será lembrado. Nunca faça você mesmo o que outros podem fazer por você.


Lei Nº 8 - Faça os outros virem até você – se necessário use uma isca
Quando força a outra pessoa à iniciativa, é você quem fica no controle. É sempre melhor fazer com que seu oponente venha até você, abandonando no processo os seus próprios planos. Seduza-os com ganhos fabulosos e em seguida ataque. Você é quem dará as cartas.


Lei Nº 9 - Vença através de ações, nunca de argumentos
Qualquer triunfo que você obtém através de argumentação é na verdade temporário e ilusório. O ressentimento e a má vontade que você inspirou se mostrarão mais fortes e duradouros do que qualquer mudança momentânea de opinião. É coisa muito mais poderosa fazer com que os outros concordem com você pelas suas ações, sem proferir uma palavra. Demonstre, não explique.


Lei Nº 10 - Infecção: evite os infelizes e os sem sorte
É possível morrer da miséria alheia: estados emocionais são como uma doença infecciosa. Você pode achar que está ajudando a outra pessoa a não afundar, mas está apenas precipitando a sua própria ruína. O infeliz por vezes atrai o infortúnio sobre si mesmo, e irá atraí-lo também sobre você. Associe-se, em vez disso, a gente feliz e afortunada.


Lei Nº 11 - Aprenda a manter as pessoas dependentes de você
A fim de manter a sua independência você precisa ser sempre requerido e desejado. Quanto mais as pessoas dependem de você, mais liberdade você tem. Faça as pessoas dependerem de você para a sua felicidade e prosperidade, e não terá nada a temer. Nunca ensine-as o suficiente para que possam viver sem você.


Lei Nº 12 -A fim de desarmar a sua vítima, use de sinceridade e generosidade seletivas
Uma iniciativa sincera e honesta cobrirá dezenas de iniciativas desonestas. Gestos sentidos de sinceridade e generosidade fazem com que até mesmo as pessoas mais desconfiadas baixem a sua guarda. Uma vez que a sua honestidade seletiva tenha aberto um buraco na armadura delas, você será capaz de enganá-las e manipulá-las à vontade. Um presente dado na hora certa – um cavalo de Tróia – servirá para o mesmo propósito.


Lei Nº 13 - Quando for pedir ajuda, apele para o interesse próprio da pessoa, nunca para sua misericórdia ou gratidão
Se você precisa da ajuda um aliado, não perca tempo lembrando-o da assistência ou dos favores que prestou a ele no passado, porque ele encontrará um modo de ignorá-lo. Ao invés disso, revele no seu pedido ou na aliança que propõe fazer com ele algo que beneficie pessoalmente o seu interlocutor, e enfatize este ponto além de toda proporção. Ele responderá com entusiasmo quando vir que pode ganhar alguma coisa com a sua proposta.


Lei Nº 14 - Pose como amigo, trabalhe como espião
Conhecer o seu oponente é de importância crítica. Use espiões a fim de obter informações que o mantenham um passo à frente dele. Melhor ainda: seja você mesmo o espião. Em encontros sociais aparentemente inofensivos, aprenda a sondar. Faça perguntas indiretas que levem as pessoas a revelarem as suas fraquezas e intenções. Não existe ocasião que não seja uma oportunidade para uma espionagem habilidosa.


Lei Nº 15 - Esmague o seu oponente por completo
Todos os grande líderes, desde o tempo de Moisés, souberam que um inimigo temido deve ser esmagado por completo (sendo que por vezes aprenderam isso da maneira mais difícil). Se uma brasa é deixada acesa, por mais debilmente que arda, um incêndio acabará irrompendo. Perde-se menos com a aniquilação total do que quando se pára no meio do caminho. Seu inimigo irá se recuperar e buscar vingança. Esmague-o, não somente no corpo mas também no espírito.


Lei Nº 16 - Use a ausência a fim de maximizar respeito e importância
Circulação em excesso faz o preço baixar. Quanto mais você é visto e ouvido, mais comum você aparenta ser. Se você já é parte estabelecida do grupo, afastar-se temporariamente dele fara com que você seja mais admirado e falem mais a seu respeito. Aprenda a se retirar. Gere valor através da escassez.


Lei Nº 17 - Mantenha os outros em regime de terror iminente: cultive um ar de imprevisibilidade
Os seres humanos são criaturas de hábitos, e apresentam uma necessidade insaciável de encontrar familiaridade nas ações das outras pessoas. A sua previsibilidade confere a eles uma sensação de controle. Vire a mesa: seja deliberadamente imprevisível. Um comportamento que aparenta não ter consistência ou propósito os manterá desestabilizados, e irão desgastar-se na tentativa de explicar as suas posturas. Levada ao extremo, essa estratégia pode gerar intimidação e terror.


Lei Nº 18 - Não construa fortalezas para se proteger: o isolamento é perigoso
O mundo é perigoso e os inimigos estão em todo lugar, pelo que todos precisam se proteger. Uma fortaleza parece ser a solução mais segura. Porém o isolamento expõe você a perigos maiores do que aqueles dos quais o protege – ele interrompe o seu acesso a informações valiosas e o transforma num alvo fácil e conspícuo. Melhor é circular entre as pessoas, encontrar aliados, misturar-se. É a multidão que irá protegê-lo dos inimigos.


Lei Nº 19 - Saiba com quem está lidando: não ofenda a pessoa errada
Há muitos tipos diferentes de pessoas no mundo, e você nunca deve supor que todos reagirão da mesma forma às suas estratégias. Engane ou supere estrategicamente determinadas pessoas e elas passarão o resto da vida buscando vingança; esses são lobos em pele de cordeiro. Portanto escolha suas vítimas e oponentes cuidadosamente – nunca ofenda ou engane a pessoa errada.


Lei Nº 20 - Não se comprometa com ninguém
É o tolo que se apressa a tomar partido. Não se comprometa com nenhum lado ou nenhuma causa que não sejam os seus. Mantendo sua independência, você se tornará mestre dos outros – jogando as pessoas umas contra as
outras e fazendo com que corram atrás de você.

Nenhum comentário: