sábado, 16 de agosto de 2008

CAYMMI - A GRANDEZA DO MAR E DA TERRA





(1914 - 2008)



Hoje,pela manhã, Dorival Caymmi partiu com sua jangada para o mar da eternidade. "O marinheiro bonito/ Sereia do mar levou..."








No Cd CAYMMI 90 ANOS - Mar e Terra, Mauro Ferreira, que fez o projeto e a seleção de repertório desse belíssimo Cd comemorativo dos 90 anos do compositor baiano, escreveu no encarte , o seguinte texto:




CAYMMI E A GRANDEZA DO MAR E DA TERRA.




"na mais bem-sucedida travessia da música brasileira, Dorival Caymmi pegou um Ita no Norte e cruzou o mar da Bahia rumo ao Rio de Janeiro, em 1º de abril de 1938. Na bagagem, o mestre das canções praieiras trouxe os alicerces iniciais de uma obra que que ganharia ares cariocas sem perder seus contornos tão baianos quanto universais. Burilada serenamente com requintes de ourivesaria, a produção musical de Caymmi é tão rica que abrange mar e terra. O vasto leque de interprétes mostra como Caymmi extrapola sotaques e fronteiras com suas dissonãncias atemporais. Ele foi do samba de sua terra ao intimismo dos sambas-canções de outra praia, a carioca, sem nunca perder o tom da elegância."




Dorival Caymmi, deixa um espólio musical de mais de 100 músicas, todas de rara beleza e qualidade , algumas das quais, são páginas antológicas da MPB - O Samba da Minha Terra, Marina, Saudade da Bahia, Só Louco...etc. Ele deixa na orfandade, além de seus tres filhos, Dori, Nana e Danilo Caymmi (músicos e cantores da melhor qualidade) os amantes da música popular brasileira, que aprenderam com ele que "quem não gosta de samba, bom sujeito não é".



Danilo, Nana e dori Caymmi

Nenhum comentário: