quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CAROS AMIGOS - IMPERDÍVEL!!!


A revista Caros Amigos nº137,de agosto de 2008,tráz uma excelente entrevista com o Educador Tião Rocha, prêmio "Empreendedor Social- 2007". Ele ensina embaixo de pé de manga e, diz entre outras coisas, que "a nossa escola está respirando a mofo" Eis outras passagens da entrevista:




  • "A escola tem uma estrutura, no século 21, com lógica medieval."

"Educação é um fim. Nós estamos aqui de passagem, num tempo curto, nosso campeonato é turno único, não tem repescagem. Viemos preparados para quatro coisas: ser feliz, livre, sducado e ter saúde. Ser educado é desenvolver toda potencialidade de aprendizagem. Nós somos aptos a aprender qualquer coisa, em condições normais. Se não aprendemos 15 idiomas e não tocamos nenhum instrumento, é porque não foram criadas oportunidades pra exercitar o potencial de aprendizagem, capacidade e competência. Só há educação quando há eu e o outro, é plural, dois no mínimo."


"Existe uma escola que nunca teve evasão, repetência, depredação: a escola de samba! já viu alguém levar bomba em escola de samba?'


"O que a gente aprendeu é: não discriminar. Discutir o fundamental, o que é droga, quem consome. Eu acho o Big Brother droga pesada. Pior que cocaina."

"A escola pode ser prazerosa? ou tem que ser o seviço militar obrigatório aos sete anos?




Nenhum comentário: