sexta-feira, 18 de novembro de 2011

LEI DA TRANSPARÊNCIA E COMISSÃO DA VERDADE






Pinçado do Tijolaço do Brizola Neto.








Hoje foi um dia que, como diz no vídeo aí acima a Presidenta Dilma Rosseff, fica como sendo o dia da Transparência. Porque hoje foi sancionada a Lei que institui a Comissão da Verdade e a Lei de Acesso às Informações Públicas .

Dilma colocou essa transparência no nível da criação da legislação trabalhista e da Constituição de 1988 e afirmou que elas compõem um momento de afirmação da democracia brasileira.

Tínhamos uma lei do sigilo, agora temos uma lei de acesso à informação”, disse ela, relatando como os orgãos e instituições públicas terão de tornar públicos todos os documentos e dados

Sobre a Comissão da Verdade, Dilma disse que o conhecimento sobre as prisões torturas e mortes é fundamental “para que aqueles fatos que manchearam nossa história nunca mais voltem a acontecer”.

“Há dois mil anos um filósofo disse que a verdade se corrompe tanto com a mentira quanto com o silêncio. Nós não podemos deixar que no Brasil a verdade se corrompa com o silêncio”.

Parabéns à Presidenta e a todos que constribuiram para que este momento chegasse. E a rapidez para que essa Comissão funcione e produza o que é seu dever: a verdade histórica.

Nenhum comentário: