terça-feira, 15 de novembro de 2011

DICK FARNEY - 90 ANOS




Os 90 anos de Dick Farney
Enviado por luisnassif, ter, 15/11/2011 - 16:39
Por Laura Macedo
Memória MPB - Dick Farney, 90 Anos



Dick Farney (Farnésio Dutra e Silva)

*14/11/1921 Rio de Janeiro - (RJ)
+04/08/1987 - São Paulo – (SP)

Dick Farney foi a um só tempo cantor e músico americano de primeira grandeza e um modelo de intérprete romântico brasileiro, o grande consolidador do samba-canção.
e até então, aos 25 anos de idade, Dick Farney almejara unicamente projetar-se nos Estados Unidos, como cantor e pianista de música americana (daí o nome artístico adotado).

Contratado por uma das mais importantes emissoras de rádio dos Estados Unidos, a NBC, onde lançou para permanente aceitação mundial o sucesso “Tenderly”, uma das páginas que mais identificam a canção americana.

“Tenderly” (J.Lawrence / Walter Gloss) # Dick Farney (LP "Tudo isto é amor (1976)".

O cantor brasileiro surge quando, por insistência de João de Barro (Braguinha), então diretor artístico da gravadora Continental, aceita gravar, em junho de 1946, o samba canção “Copacabana”, do próprio Braguinha e Alberto Ribeiro.

"Copacabana” (João de Barro / Alberto Ribeiro) # Dick Farney.

A voz moderna do novo astro romântico do país lança uma sequência de doze gravações, entre 1948 e 1950, das quais dez eram sambas-canção. Esses discos firmaram o prestígio do samba-canção e a carreira de Dick Farney, que ganhou até um clube de admiradores, o Sinatra-Farney Fan Clube, uma novidade no Brasil.

Gravou músicas de grandes nomes da MPB como João de Barro, Alberto Ribeiro, Alcyr Pires Vermelho, José Maria de Abreu, Antônio Almeida, Jair Amorim, Hervê Cordovil, Dorival Caymmi, Luís Bonfá, Gilberto Mifont, Tom Jobim , Billy Blanco, entre outros.

“Marina” (Dorival Caymmi)

“Alguém como tu” (José Maria de Abreu / Jair Amorim)

“Perdido de Amor” (Luiz Bonfá)

“Esse seu olhar” (Tom Jobim)

“Teresa da praia” (Tom Jobim / Billy Blanco)


Dick Farney completaria hoje, 14 de novembro de 2011, 90 anos.
Exímio pianista, dono de um refinado estilo jazzístico, cantor de timbre personalíssimo e um dos precursores da bossa nova.

Seu legado imensurável é um dos capítulos mais importantes da história da Música Popular Brasileira. Que esse legado continue apaixonando e encantando as novas gerações


Nenhum comentário: