quarta-feira, 11 de maio de 2011

CIDADANIA, A GENTE VÊ É POR AQUI...

A OCA (Coisa de 1º Mundo)

"Revoada de Pássaros" na cúpula

Espaço dos serviços da Prefeitura de Rio Branco

...Aqui em Rio Branco - Acre com a OCA (Organização de Centros de Atendimento ao Cidadão). Visitei a OCA, pela 1ª vez nessa 2ª feira (09-05-2011) e fiquei impressionado com as instalações e os serviços prestados naquele ambiente. Tudo muito bonito, arrumado, limpo e bem equipado. E o atendimento dos servidores, que incorpora o espírito do serviço público - SERVIR com atenção, respeito e urbanidade. Fiquei impressionado. Preenchi um formulário dando as minhas impressões sobre a OCA e fazendo uma sugestão em relação aos Caixas Eletrõnicos e, não é que no dia seguinte, recebí um telefone de agradecimento e uma explicação de um dirigente da OCA sobre a minha sugestão em relação aos Caixas Eletrõnicos!! Nunca me sentí tão orgulhoso de ser acreano por adoção. Parabéns ao governador Binho por ter nos proporcionado esse espaço tão importante para a construção da cidadania.

Mais Informações:

A OCA, em Rio Branco, terá pontos de atendimento - ou seja: 200 usuários serão atendidos ao mesmo tempo. Haverá atendimento eletrônico, via internet, em totens multiserviços espalhados pelo prédio – e em pontos estratégicos de Rio Branco e vários municípios - e através de um call center com ligação gratuita do 0800. Estão estimados 5,5 mil atendidos diários. Estão presentes órgãos como os Correios, Procon, Defensoria Pública, Detran, Deas, Instituto de Identificação e vários outros.
Este ano, o governador inaugurou também a OCA Xapuri, que unifica serviços em um só lugar em parceria com os Correios, Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, Banco Popular, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e Prefeitura Municipal de Xapuri.
Em Rio Branco, a OCA apresenta praças de cores laranja, verde, rosa, azul, vermelho e amarelo para identificar os serviços ofertados em cada ambiente do prédio.

A partir da OCA, o Governo do Acre editou o Guia do Usuário dos Serviços Públicos, que é um instrumento que propicia acesso rápido e eficiente às informações públicas indispensáveis à confirmação de direitos, deveres e benefícios dos cidadãos do Estado do Acre. O guia contempla 1,2 mil serviços prestados ao contribuinte pelo Estado. A Constituição da República Federativa do Brasil expressa que “todos têm direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquela cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

Trata-se de uma política pública de gestão das informações desenvolvida pela OCA que traz o reconhecimento do direito de acesso à informação como a consagração do princípio da transparência administrativa. O Guia vem garantir que as informações sobre os serviços públicos estejam disponíveis no lugar certo, na hora certa, para as pessoas certas e com o menor custo possível, tendo o cidadão no controle da qualidade da atuação pública. A OCA é parte de um grande projeto de modernização da máquina pública e de atendimento ao cidadão. “Esta casa é o espelho que reflete o grande sonho de um novo padrão de atendimento de Estado”, resumiu Sídia Gomes, diretora da OCA.


Ambientes por pavimentos na OCA

1º subsolo
- estacionamento ( 64 vagas de carro e 17 vagas de motos); data center- (sala cofre); sala dos no breaks; subestação e grupos geradores; sala de segurança; sala do núcleo operacional; depósito de material de limpeza; área de serviço; sala de 1ºs socorros; depósito; sala de manutenção; vestiário e banheiros feminino; vestiário e banheiros masculino; copa/ refeitório; estar de funcionários;

2º subsolo
- estacionamento (57 vagas); guarita; banheiro masculino e feminino; depósito de lixo; acesso pessoal; sala da administração; sala de almoxarifado; depósito.

Térreo - recepção; cafeteria; fraldário; banheiros masculino/ femenino; copiadora/fotografia; serviços pela internet; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; multiserviços/ documentos pessoais; áreas de serviços diversos; espaço de convivência.;espaço criança; adminitração: sala de reunião, recursos humanos; equipe técnica; gerência; correios; sindicato transporte coletivo; cartório; Policia Federal; Tribunal Regional Eleitoral; Sistema Nacional de Empregos; Secretaria de Estado da Saúde; instituto de identificação; sala de manutenção;

1º piso - caixas eletrônicos; banheiros feminino e masculino; Departamento Nacional de Trânsito; auditório ( 60 lugares); sistema fácil; Corpo de Bombeiros; Secretaria da Fazenda; Prefeitura; espaço de leitura; Procon; Defensoria Pública; Secretaria de Desenvolvimento Para Segurança Social; Eletroacre; Secretaria de Estado de Educação; Acreprevidência; Cohab.

(Agência de Notícias do Acre)

Nenhum comentário: