sábado, 10 de janeiro de 2009

A TERRA PROMETIDA



Esta é a "Terra Prometida". Ela se estende, aproximadamente, do mar mediterrâneo ao rio Jordão.


Há cerca de 5 milhões de judeus e cerca de 4,5 milhões de árabes vivendo lá. Os judeus chamam essa terra de Israel. Os árabes a chamam de Palestina.


QUE RAZÕES TEM OS JUDEUS PARA ACREDITAR QUE ESSA TERRA LHES PERTENCE?


História:


Nessa área existiu um reino judeu onde esse povo viveu por muitos séculos. Após as revoltas contra os romanos, de 70 a 135 d.C, a terra, Judéia, recebeu dos romanos o nome Palestina.


Religião:


A cada ano, desde a destruição romana, os judeus tem orado para retornar a essa terra. "No próximo ano em Jerusalem" é a frase com que termina cada celebração da Páscoa. Os judeus oram três vezes ao dia, voltados para Jerusalem, que é a sua cidade mais sagrada.


Perseguição:


Após séculos de trágicas Cruzadas, progroms, e por fim o Holocausto, a maior parte dos judeus acreditam que apenas estarão a salvo de perseguições se existir um Estado judeu independente.



QUE RAZÕES TÊM OS ÁRABES PARA ACREDITAR QUE ESSA TERRA LHES PERTENCE?


História:


Os povos árabes habitaram essa terra por séculos. Suas presenças aumentaram, significativamente, após a conquista mulçumana no século VII.


Cultura:


As vidas e tradições dos habitantes são muito ligadas aos lugares desta terra, onde muitos tiveram ancestrais por inúmeras gerações. Jerusalem, al-Quds al-Sharif (A Nobre Cidade Santa) é um centro cultural, social e religioso para a população árabe.


Religião:


Em Jerusalém ficam as Mesquitas de al-Aqsa e de Omar, o 3º local mais sagrado para os mulçumanos. A tradição diz que o Profeta Maomé ascendeu ao céu montado em seu lendário cavalo, Al Buraq.


Conclui-se, portanto, que:

1º - Ambos os povos têm direito a essa terra;

2º - Ambos os direitos são amplamente reconhecidos pela comunidade das nações;

3º- Mais importante: nenhum dos lados simplismente desaparecerá amanhã. Nem os 5 milhões de judeus, e nem os 4,5 milhões de árabes.


Então o que se pode fazer a respeito? Há 4 possíveis soluções para o conflito:

1º - Os árabes ficam com toda a terra;

2º - Os judeus ficam com toda a terra;

3º - Um Estado bi-nacional para judeus e árabes;

4] - Dois Estados para dois Povos.


As soluções 1 e 2 envolveriam a eliminação do outro pela força. Apenas um genocídio e deportação em larga escala poderia trazer tal cenário. O resultado mais provável dessaa soluções seria que ambos os lados iriam lutar entre si até a destruição mútua.

A solução 3, o Estado bi-nacional, pode soar atraente na teoria, mas seria impraticável dado o nível de tensão e ódio entre as partes. Além disso, esse tipo de solução contraria os anseios por autonomia e auto-determinação de cada um dos povos.

A única possibilidade de alcançar uma paz duradoura seria através da existência de DOIS ESTADOS INDEPENDENTES, ISRAEL E PALESTINA, vivendo lado a lado com fronteiras seguras e mutuamente reconhecidas. (idéia do Processo de Oslo).

DOIS ESTADOS PARA DOIS POVOS É A ÚNICA CHANCE PARA A PAZ NA REGIÃO.


O que é necessário fazer? A primeira coisa a ser combatida é a INTOLERÂNCIA. Existe gente nos dois lados que se recusa a aceitar os direitos humanos e nacionais do outro. Esses grupos precisam ser contestados de dentro. Os palestinos e os Israelenses devem dizer NÃO aos seus próprios membros intolerantes e às formas violentas de manter o conflito aceso. É necessário, também. evitar os esteriótipos; "ISLÃ= TERRORISMO" OU "SIONISMO= RACISMO".


"É POSSÍVEL CONTAR UMA GRANDE MENTIRA AO REUNIR PEQUENOS FRAGMENTOS DA VERDADE."


Pergunta final:

O que cada mãe e pai, sejam judeus, islâmicos, católicos, protestantes, bydistas desejam para si? ter e criar os seus filhos, uma casa, comida e educação. Em nada, nada, somos diferentes.


Apoi a PAZ. Apoiar a PAZ significa se aproximar do outro e reconhecê-lo como um igual.



A área do conflito atual:


Nenhum comentário: