quarta-feira, 20 de março de 2013

O VOTO CENSITÁRIO OU O GOLPE



O Voto Censitário ou o Golpe!!

Marcos Inácio Fernandes*

As eleições ainda está distante, mas, a campanha já está em curso. O tabuleiro eleitoral ganha seus contornos quase definitivos. O PT e o governo sai com Dilma para a reeleição, numa situação bastante confortável. A candidata tem excelente avaliação na recente pesquisa de opinião onde sua avaliação pessoal atinge 79% e o seu governo, 63%. O pibinho de 2012, comemorado pela oposição e a grande imprensa, dá sinais de recuperação e as projeções apontam para um crescimento de 3,5 a 4,0% em 2013. Salvo um  furacão na crise internacional, que atinja o nosso país, a situação da Dilma é muito confortável.
Por sua vez, a oposição, inclusive a imprensa golpista, joga toda as suas fichas na implosão da base aliada para vê se dá, pelo menos, 2º turno. Parece que está conseguindo, em parte, com a movimentação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que já foi ao beija-mão do empresariado paulista e vem assumindo um discurso crítico em relação ao governo. “Podemos fazer mais” diz.
Acontece que a candidatura do Eduardo Campos, faz um estrago danado no “ninho da pata”, ou melhor, dos tucanos. Desconfio que a sua candidatura não atravessa a ponte de Petrolina, bem como, a candidatura de Aécio não passa de Juiz de Fora. São Paulo, como é da sua tradição, não aceita ir a reboque de um mineiro seguindo a risca seu lema: “São Paulo Conduz”. No PSDB, Serra está agastado e, tudo indica, que o “fracasso lhe subiu à cabeça”. Quer a presidência do PSDB, ou nada. Talvez caia nos braços do PPS, que tenta uma fusão com o PMN. Talvez vá para o PSD de Kassab e saia candidato à alguma coisa. O certo, entretanto, é que não apoiará Aécio.
O próprio Aécio, com tantas dificuldades a suplantar, talvez opte por voltar a ser governador de Minas ou completar o seu mandato de Senador. Como disse Vitorino Freire, “o Senado é melhor do que o céu. Você não precisa nem morrer para ir prá lá.”
A continuar essa conjuntura, extremamente favorável ao PT e ao governo, a oposição (o PIG – Partido da Imprensa Golpista, PSDB, DEM, PPS, vai amargar sua quarta derrota consecutiva. Suas alternativas são: um golpe ou o retorno do voto censitário, onde só votava quem tinha renda.

*Marcos Inácio Fernandes, é professor aposentado e militante do PT.

Nenhum comentário: