quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A EXTENSÃO CONTA COM ESSA FORÇA - ABER

Integrantes da Academia Brasileira de Extensão Rural reunidos em Brasília, dias 22 e 23.


Além de aprovar o estatuto da entidade, eles reconduziram a atual diretoria para um mandato de dois anos.

Brasília - A Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) elegeu nesta terça-feira (23), em Brasília, a diretoria que irá conduzir a instituição no biênio 2011/2013. Após a aclamação, o presidente reeleito, Hur Ben Correia da Silva, declarou que o propósito da Aber é “um ato de coragem”. Disse ainda que os últimos quatro anos foram de intensa dificuldade, mas acenou com a possibilidade de mudanças e melhorias na instituição. “O quadro atual da instituição demonstra que estamos valorizando o que queremos. Isso já começou”, disse o presidente eleito para o terceiro mandato à frente da Academia. Ao agradecer a confiança, dos integrantes da Aber, Hur Ben Corrêa tranqüilizou os acadêmicos presentes à eleição ao afirmar que pessoas da diretoria, agora, terão mais tempo para continuar o processo de avanços, aplicando o conhecimento acumulado durante os períodos de gestão passados. “Dispomos de filósofos, pessoas cultas, intelectuais com atuação histórica na academia.”

Hur Ben anunciou que vai convocar reuniões da diretoria para começar a trabalhar. Ele apelou a todos os acadêmicos para a necessidade na 1ª Conferência Nacional de Extensão Rural marcada para abril de 2012. Pediu que as representações nos estados abram espaços nas intranets dos respectivos órgãos, atuem no documento-base da instituição, que deverá sair em breve e que emitam opiniões sobre a conjuntura em que a Academia está inserida.

Em seu discurso, Hur Ben lembrou que durante audiência pública de Assistência Técnica e Extensão Rural, por unanimidade conservadores e progressistas admitiram que a extensão rural precisa de um organismo de articulação nacional. Para ele, a Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados (Fater) “terá papel fundamental nesse processo”. E acrescentou: “É necessário que tenhamos uma instituição com musculatura para integrar estados e municípios”. A exemplo do que já ocorre na campo da saúde, o presidente Hur Ben defendeu a institucionalização de um “serviço único de extensão rural” no Brasil.

DIRETORIA DA ABER ELEITA PARA O BIÊNIO 2012/2013

Presidente: Hur Ben Corrêa da Silva
Vice-presidente: Mário Varela Amorim
Diretor Administrativo: Waldir Marques Giusti
Diretor Cultural e Acervo Histórico: Diogo Guerra
Diretor de Relações Institucionais: José Silva Soares
Diretor de ATER Contemporânea: Ivamney Augusto Lima
Diretor de Comunicação e Divulgação: Marcos Inácio Fernandes

CONSELHO FISCAL
Verneck Abrantes de Souza (Paraíba)
Gabriel Miranda dos Anjos (Mato Grosso)
Willy Gustavo de La Piedra Mesons (Minas Gerais)

SUPLENTES
Marcos Antonio de Oliveira (Alagoas)
Abdon Jordão Filho (Bahia)
Maria Angélica Andrade Freitas (Sergipe)

ARTICULADORES REGIONAIS
Edimar Vizolli (Norte)
Marcos Antônio Dantas de Oliveira (Nordeste)
Willy Gustavo (Sudeste)
Valdir Giusti (Centro-Oeste)
Diogo Guerra (Sul)

Fonte: Ascom ASBRAER

Nenhum comentário: