sábado, 23 de abril de 2011

SANTUÁRIO DA GUIA

Igreja da Guia
Os pórticos da entrada

Altar da Igreja de Nossa Senhora da Guia

Na 6ª feira da Paixão,visitei a Igreja da Guia, uma das mais antigas do Brasil. Cheguei tarde para o encontro com Verneck, mas valeu conhecer esse patrimônio histórico/religioso do povo da Paraíba. Ainda peguei uma parte da Missa, com os fiéis beijando os pés de Cristo.(MIF)

Informações da Prefeitura de Lucena:

A Igreja construída no século XVI por Padres Carmelitas é uma das mais antigas do país. Localizada numa área de preservação onde ainda há resquícios de Mata Atlântica, devido a sua localização chegou a ser utilizada como ponto de observação contra os ataques de invasores. Da colina onde se localiza pode-se se ver ao mesmo tempo mar e zona rural, com plantações de cana-de-açúcar e coqueiros. Construída em estilo barroco, plantas silvestres e frutas típicas da região estão representadas em sua fachada.
Em 1763 a igerja foi demolida e reconstruída pelos esforços do frei Manuel de Santa Teresa. A partir de 1866 sofreu reformas e depois ficou abandonada por vários períodos. Recentemente foi restaurada segundo o Projeto da Fundação Cultural do Estado da Paraíba.

Um comentário:

Unknown disse...

Estou encantada com tanta beleza