terça-feira, 31 de março de 2009
AS ÁGUAS DE MARÇO FECHANDO O VERÃO
Aqui no Acre são as águas de março fechando o inverno e ameaçando alagar.
sábado, 28 de março de 2009
SEIS PONTO UM - 61
Autógrafo de Sílvio Caldas
sexta-feira, 27 de março de 2009
quinta-feira, 26 de março de 2009
MAIS UM DOS NOSSOS
E lá se foi mais um dos nossos, como dizia Frazão. Partiu em pleno domingo de carnaval, antecipando as "cinzas" nos nossos corações. Lamento não ter podido prestar as homenagens derradeiras ao amigo e colega extensionista Edmundo, pois estava de férias em Natal e só fiquei sabendo bem depois. Já é a 3ª vez que a morte leva amigos e pessoas queridas na minha ausência. Primeiro foi meu pai, depois o amigo Antônio Cesário e agora o Edmundo. Nos tres casos e como no poema de Vinicius de Moraes, "a morte me chegou por longas espirais metálicas", através de interurbanos e, sempre nesses momentos, eu me lembrava dos versos de Augusto dos Anjos no soneto Último Credo: "É a morte, é esse danado número um / Que matou Cristo e que matou Tibério!" Mas a morte só nos leva a vida. O poeta, Augusto dos Anjos foi quem falou dessa indesejada com mais propriedade. A maioria de seus versos é de amargura e inconformismo, mas no seu "Vozes da Morte" ele deixa uma lição de esperança. Transcrevo:
"Agora, sim! Vamos morrer, reunidos,
Tamarindo de minha desventura,
Tu, com o envelhecimento da nervura,
Eu, com o envelhecimento dos tecidos!
Ah! Esta noite é a noite dos vencidos!
E a podridão, meu velho! E essa futura
Ultrafatalidade de ossatura,
A que nos acharemos reduzidos
Não morrerão, porém, tuas sementes!
E assim, para o futuro, em diferentes
Florestas, vales, selvas, glebas, trilhos,
Na multiplicidade dos teus ramos,
Pelo muito que em vida nos amamos,
Depois da morte, inda teremos filhos!"
Edmundo, deixa 4 filhos maravilhosos ( os trigêmios Edie, Eduardo, Edmundo Junior e a danadinha da Giovana, que um dia me deu um chute no saco no auditório do INCRA), deixa viúva sua valorosa companheira e esposa Joaninha e também na orfandade uma penca de amigos. Edmundo, você se foi, mas, foi com crédito, com méritos e deixando saudades. Descanse em paz, você o fez por merecer. Joaninha e os meninos recebam meus votos de pesar e lembrem-se da Marcha da 4ª Feira de Cinzas de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes: "A tristeza que a gente tem/ Qualquer dia vai se acabar... Porque são tanta coisas azuis / Há tão grandes promessas de luz / Tanto amor para dá que a gente nem sabe...
É O FIM DO MUNDO!!!
O velho barbudo alemão, do século retrasado, continua atual e profético. Ele assinalou no seu Manifesto de 1848, "TUDO QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR". Taí gente a Operação da PF "Castelo de Areia" e Operação "Narciso" colocando uns deliquentes do "Colarinho Branco" na cadeia. Estão presos 4 altos dirigentes da empreiteira Camargo Correia e a muambeira de luxo da DASLU, Eliana Tranchesi(90 anos de cadeia), seu irmão Antonio Carlos Piva e Celso Lima. Muita gente está foragida e procurada pela PF e Interpol. No caso da Operação Castelo de Areia, há indícios fortes de envolvimento dos Partidos Políticos, Democratas, PSDB, PPS, PDT e outros além da poderosa FIESP. Aguarda-se para breve a expedição dos hábeas corpus dos detidos. Onde já se viu prender gente branca de olhos azuis e residentes nos Jardins e consumidoras da DASLU? Esse delegado da PF, que está conduzindo o processo, coloque suas "barbas de molho". Olhe o que está acontecendo com o Protógenes.
LIVROS AS MÃOS CHEIAS
E manda o povo pensar...
GILMAR MENDES/DANTAS - LEVIANO E IRRESPONSÁVEL
A Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, entidade de âmbito nacional da magistratura federal, vem a público manifestar sua veemente discordância em relação à afirmação feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que, ao participar de sabatina promovida pelo jornal “Folha de S. Paulo”, disse que, ao ser decretada, pela segunda vez, a prisão do banqueiro Daniel Dantas, houve uma tentativa de desmoralizar-se o Supremo Tribunal Federal e que (sic) “houve uma reunião de juízes que intimidaram os desembargadores a não conceder habeas corpus”.
Conquanto se reconheça ao ministro o direito de expressar livremente sua opinião, essas afirmações são desrespeitosas aos juízes de primeiro grau de São Paulo, aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da Terceira Região e também a um ministro do Supremo Tribunal Federal.
Com efeito, é imperioso lembrar que, ao julgar o habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal em favor do banqueiro Daniel Dantas, um dos membros dessa Corte, o ministro Marco Aurélio, negou a ordem, reconhecendo a existência de fundamento para a decretação da prisão. Não se pode dizer que, ao assim decidir, esse ministro, um dos mais antigos da Corte, o tenha feito para desmoralizá-la. Portanto, rejeita-se com veemência essa lamentável afirmação.
No que toca à afirmação de que juízes se reuniram e intimidaram desembargadores a não conceder habeas corpus, a afirmação não só é desrespeitosa, mas também ofensiva. Em primeiro lugar porque atribui a juízes um poder que não possuem, o de intimidar membros de tribunal. Em segundo lugar porque diminui a capacidade de discernimento dos membros do tribunal, que estariam sujeitos a (sic) “intimidação” por parte de juízes.
Não se sabe como o ministro teria tido conhecimento de qualquer reunião, mas sem dúvida alguma está ele novamente sendo veículo de maledicências. Não é esta a hora para tratar do tema da reunião, mas em nenhum momento, repita-se, em nenhum momento, qualquer juiz tentou intimidar qualquer desembargador. É leviano afirmar o contrário.
Se o ministro reconhece, como o fez ao ser sabatinado, que suas manifestações servem de orientação em razão de seu papel político e institucional de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, deve reconhecer também que suas afirmações devem ser feitas com a máxima responsabilidade.
Brasília, 24 de março de 2009.
Fernando Cesar Baptista de Mattos
Presidente da AJUFE
terça-feira, 24 de março de 2009
segunda-feira, 23 de março de 2009
O SENADO ESTÁ NA BOCA DO POVO
I
II
III
IV
V
VI
VII
VIII
IX
X
Uma raposa felpuda da política brasileira, o Senador Maranhense, Vitorino Freire, dizia que: " o Senado era melhor do que o céu, pois para ir prá lá não precisava nem morrer."
Agora a gente fica sabendo que esse "paraiso" não é só dos Senadores. Ele se estende aos assessores, servidores e familiares. E ai de nós contribuintes
OS PARABÉNS PARA UMA FILHA DE YANSÃ: BETE
Yansã é o Orixá que rege a lei maior , ela é a lei atuando no sentido de redirecionar os seres que se desequilibram.
2009 SOB A REGÊNCIA DE OGUM E YANSÃ
sábado, 21 de março de 2009
NOSSAS FÉRIAS - 2009 (NATAL-RN) MEMÓRIA FOTOGRÁFICA
Almoço no Restaurante Camarões (um dos melhores do Brasil), com Eró, Abelardo e Katiane, nossa Nora. (o2/02/09)
Meu sobrinho Leonardo (meu parceiro de frescobol) com suas filhas.
Ailton, meu irmão mais velho, preparando o churrasco que êle ofereceu ao aniversariante Abelardo (03/02/09)