sábado, 27 de dezembro de 2008

O"PRINCESO" PAULINHO DA VIOLA


Paulinho da Viola com Monarco da Velha Guarda da Portela




Paulinho da Viola é um "princeso" (com dizem as meninas da 6 de agosto). Acabei de assistir um documentário musical "Meu tempo é Hoje" sobre Paulinho no canal 66 da Sky. Uma beleza!!! Paulinho cantou com a velha guarda da Portela, com Marisa Monte, Zeca Pagodinho, Walter Alfaiate, Nelson Sargento e com seu pai, César Farias, que já subiu, e suas filhas. Paulinho é a arte, sensibilidade e simplicidade de mãos dadas. Um poeta que honra e orgulha a tradição de beleza poética da nossa Musica Popular Brasileira, No fim do documentário Paulinho se referiu a Wilson Batista falando do seu antológico "Meu mundo é hoje" e terminou dizendo: "MEU TEMPO É HOJE. EU NÃO VIVO NO PASSADO. O PASSADO VIVE EM MIM." Valeu Paulinho.




Sobre o documentário:




Meu Tempo é Hoje é uma homenagem carinhosa a Paulinho da Viola, sem dúvida um dos maiores compositores da música brasileira. E, nos moldes do longa sobre os esquecidos cubanos, tenta recuperar a história, a música de Paulinho da Viola. A estrutura quer ser descompromissada, conduzida com brincadeira e informalidade, mas existe uma visível produção de praticamente quase todas as cenas mostradas. Da conversa com a família à visita à livraria, que abre o filme, tudo é programado. Isso sem falar nos clipes que permeiam o documentário. Isso parece um defeito - e é. Mas alguma coisa acontece no coração quando se assiste ao filme. Talvez seja a encantadora figura que é Paulinho da Viola, talvez seja sua maravilhosa obra. Eu realmente não sei. Apenas posso dizer que passei noventa minutos esperando pra ouvir Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida, que, destino reservado aos hinos, só aparece no final. E até chegar lá foi lembrar das viagens para casa do meu avô, dos discos antigos, de como o samba podia ser mágico quando ainda era samba. Então, suportar a prisão inventiva do roteiro assinado por Zuenir Ventura ou o comodismo estético de um programa do GNT foi fácil. Porque existia um grande herói na tela. E foi delicioso continuar com ele até o final.


Meu Tempo é Hoje - Paulinho da Viola - Brasil, 2003. Direção: Izabel Jaguaribe. Elenco: Paulinho da Viola, Marisa Monte, Zeca Pagodinho, Zuenir Ventura, Amélia Rabello, Elton Medeiros, Marina Lima, Nelson Sargento. Roteiro: Izabel Jaguaribe, Zuenir Ventura e Joana Ventura. Produção: Beto Bruno, Mauricio Andrade Ramos e Videofilmes. Fotografia: Flávio Zangrandi. Edição: Joana Ventura e Izabel Jaguaribe.
posted by CHICO FIREMAN at 11/17/2003 04:03:00 PM




Nenhum comentário: