domingo, 14 de dezembro de 2008

OS SINOS DOBRAM POR JOSUÉ E POR NÓS





Josué Fernandes partiu definitivamente no sábado passado. Só soube do passamento do colega da UFAC e amigo, dos primeiros que fiz no Acre, hoje ,no Blog Varal de Idéias do Marcos Afonso. Josué era um homem de esquerda e figura humana extraordinária. Era uma pessoa cativante, dessas que a gente começa a gostar sem querer e sem saber porque. Certa vez lhe emprestei um livro sobre a Maria Prestes, companheira do "Cavaleiro da Esperança", Luís Carlos Prestes, que ele gostou tanto que me "expropriou", mas sempre prometendo devolver. Agora perdí o livro e o amigo e, perco também, um pouco de mim . No Acre, os sinos dobram por nós todos que ficamos privados da humanidade que Josué Fernandes expressava. Para Josué, sua família e seus amigos as palavras do poeta inglês John Donne:

"Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo;cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de teus amigos ou mesmo tua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca mandes indagar por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti."

John Donne (1572-1631)

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou aqui mais uma vez para lhe prestigiar. Um abraço apertado!

Cheiro!