quarta-feira, 6 de junho de 2012

O CINE DA BASE OESTE


Este é o cine da Base Oeste da Aeronáutica em Parnamirim - RN. Encontrei a foto na página do Facebook de Valério, vereador de Parnamirim há umas dez legislaturas, que está fazendo um trabalho muito importante de resgate iconográfico da cidade Trampolim da Vitória. Na minha infância e adolescência tive o prazer de assistir muitos filmes nessa sala. As sessões para os civís e militares de patentes inferiores (soldados, cabos e taifeiros) aconteciam nas terças, quintas e sábados e nas segundas, quartas, sextas e domingos as sessões se destinavam aos sargentos e oficiais. Um detalhe: os sargentos e oficiais podiam assistir os filmes em qualquer dia, enquanto que os militares subalternos e os civis só podiam frequentar o cinema nos seus dias específicos. Na tela desse cinema ví desfilar os grandes astros de Hollywode, que foram nossos heróis por muito tempo; Alan Lady, Gary Cooper, Errol Flin, Marlon Brando, Anthony Quinn, Cary Grant, Rocke Hudson, Yul Brinner, John Wayne, Gregory Peck, Kirk Douglas, Humprey Bogart, Gordon Scot e John Weismuller (os Tarzans), entre outros. E tinha as grandes "Divas" do cinema como: Ava Gardner (que eu considerava a mais bonita daquela época), Elizabeth Taylor, Rita  Hayworth (a Gilda), Kim Novak, Marilin Monroe, Sophia Loren, Candice Bergen, Jane Mansfield, Katharine Hepburn, Brigite Bardot.e tantas outras beldades e grandes atrizes.

Na nossa meninice, os filmes que mais gostávamos era os "faroestes ou de caubóis", principalmente, quando tinha índios (hoje tem um "faroeste com índio"), os filmes de espada (de piratas), os de guerra e as comédias de Jerry Lewis, Cantinflas e os Três Patetas. Detestávamos os dramas românticos e os musicais, os quais chamavámos de "filmes de amor" (hoje o filme é de amor, não presta não!!). Nos "filmes de amor", quando havia uma cena mais quente, de beijo, por exemplo, a turma gritava: "olha o sabão !!" Também quando criança ficávamos frustrados quando o filme era impróprio para menores de 18 anos, eu particularmente ansiava para ficar "de maior" para não perder um filme. Hoje, sexagenário, até acho graça dos filmes que eram proibidos para menores, naquela época e continuo um cinéfilo inveterado. Hoje, a tecnologia me possibilita assistir alguns desses filmes que ví na infância, no conforto de minha rede dentro de casa e com o controle remoto permitindo repetir as cenas mais interessantes ou para ler completamente as legendas. Uma beleza!! 

Este cinema fechou com a desativação da base Oeste, em meados dos anos 60, entretanto, permanecemos usufruindo da 7ª arte, na Base Leste, em outra sala. A Aeronáutica garantia o transporte nos Papa - Filas, (veículo que transportava mais de 100 pessoas) no deslocamento de Parnamirim para a Base, mantendo-se o mesmo calendário de funcionamento. No final dos anos 90, essa sala também foi desativada, mas aí quase todo mundo já dispunha de televisão. Depois vou falar mais alguma coisa sobre cinema na minha juventude.

Nenhum comentário: