quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O ELEITOR ESTÁ TIRIRICA!!

O ELEITOR ESTÁ TIRIRICA!!
Marcos Inácio Fernandes*

E não é em São Paulo. É no Acre. Em São Paulo, o palhaço Tiririca foi contemplado com 1,4 milhões de votos, e arrastou mais 3 candidatos, entre os quais, Protógenes Queiróz, do PC do B. A elite achou uma “palhaçada” e até um promotor ensaiou uma tentativa de anular os votos do palhaço. Mas prá quem já votou no rinoceronte Cacareco, no Ademar “Rouba mas faz” de Barros e no Paulo Maluf sucessivas vezes, inclusive, nessa eleição com quase 500 mil votos, o voto no Tiririca é muito menos inofensivo. É um voto num “Estadista” na terra da Tucanagem. Ademais, Tiririca só tem a cara pintada, mas a ficha é limpa e não é procurado pela INTERPOL como o Maluf.
Aqui no Acre nosso povo referendou o nosso projeto pela 4ª vez consecutiva, porém, nos mandou um recado claro que está “tiririca de raiva” (como se dizia antigamente). A mim me pareceu, que o eleitorado acreano é um “pote até aqui de mágoas”. Como diz a música de Chico Buarque: “ e qualquer desatenção, faça não / pode ser a gota d’água”. As nossas lideranças e a nossa militância (a cada eleição mais minguada) precisam ficar atentas e antenadas com o processo político-eleitoral em curso. Como se explica como uma oposição, sem projeto, que abusou das denúncias fáceis e, até caluniosas, com tendências inquisitoriais, (lembram-se das chamadas truculentas da televisão: “RESPONDA JORGE VIANA, RESPONDA TIÃO VIANA!!. Só faltava o pau-de-arara para completar o interrogatório) dá um susto desses na gente? Ainda bem que temos a urna eletrônica e o resultado da apuração sai rápido e quase integralmente. Já pensaram se fosse uma apuração, voto a voto, como no século passado? Quantos de nós, que já estamos de “meio dia prá tarde”,não teríamos enfartados?
Tião Viana teve a vitória confirmada no “olho eletrônico”, tão pouca que foi a diferença (4.497 votos) para o Bocalom. Se a abstenção não tivesse sido tão alta (22,73%) com mais de 100 mil eleitores deixando de votar é bem provável que houvesse 2º turno. E aqui cabe um parêntese para uma crítica à Justiça Eleitoral. Por que ela que é tão ciosa na judicialização do processo eleitoral é tão inoperante no que tange proporcionar ao eleitor do meio rural seu direito ao voto? Por que, hoje com o Luz para Todos em quase toda área rural, não se instalam novas seções mais perto dos produtores rurais? Toda eleição é a mesma novela de se requisitar os caminhões dos órgãos públicos para transportar eleitores e, quando chove, (e sempre chove) os veículos não conseguem chegar ao seu destino e milhares de cidadãos ficam sem votar.É hora de se pensar numa emenda parlamentar ou alocar mais recursos orçamentários para os TREs se estruturarem melhor e ampliar as seções do meio rural. A Justiça Eleitoral tem que ir onde o povo está.
Agora o que mais me intriga e me deixa perplexo é a votação do Serra no Estado (52,12%), maior que Dilma e Marina juntas. Serra, não deixa de ser um quadro competente da ala conservadora e que já foi de esquerda (foi presidente da UNE, preso político, exilado,etc.). Nunca botou os pés no Acre, não tem carisma, não tem escrúpulos políticos (joga baixo e pesado com adversários e até aliados), não tem programa de governo e o seu mau-caráter é tanto, que espinafra o governo o tempo todo e coloca Lula ao seu lado no seu programa eleitoral, tentando tirar dividendos da popularidade do nosso presidente, apoiado por 8, entre 10 brasileiros. Serra abiscoitou 180.252 votos dos acreanos. São votos que não pesam na balança eleitoral do Brasil, mas faz um estrago político considerável no nosso projeto. Nós, que estamos no governo há 12 anos, na Prefeitura de Rio Branco há 6 anos e, durante todo esse tempo, não nos faltou apoio, atenção e recursos do governo Lula . Nós que temos feito tanto (só não vê quem é deliqüente filosófico) por que será que o povo não vê as transformações no nosso Estado e nem escuta o nosso apelo? Será que o povo é ingrato? Será que o povo tem uma tendência mórbida de servir e ser subserviente aos poderosos? Não acredito. Eu estou mais propenso a acreditar, que está em curso no Brasil a “Guerra de Quarta Geração: Aniquilar, controlar ou assimilar o inimigo”.(Fourth Generation Warfare – 4GW) Trata-se de um excelente texto, que encontrei no blog “vi o Mundo” do Luís Carlos Azenha. Eis alguns tópicos: “Os soldados do 4GW, já não são mais militares, mas especialistas de comunicação em insurgência e contrainsurgência, que substituem as operações militares pelas operações psicológicas. Os projéteis militares são substituídos por símbolos midiáticos que não destroem o corpo, mas anulam sua capacidade cerebral de decidir por si próprio. Os bombardeios midiáticos com símbolos estão destinados a destruir o pensamento reflexivo (informação,processamento e síntese) e a substituí-lo por uma sucessão de imagens sem relação com tempo e espaço (alienação controlada). Os bombardeios midiáticos não operam sobre a sua inteligência, mas sobre sua psicologia: não manipulam a sua consciência, mas seus desejos e temores inconscientes.” É pouco ou querem mais? Os mais esclarecidos, que têm acesso a outras informações, percebem a manipulação que a mídia brasileira faz no processo eleitoral pró Serra. O que a Veja publica, no seu esgoto a céu aberto, contra o Governo Lula e Dilma é amplificado no jornal Nacional da Globo, repercutido nos jornalões O Globo, Folha de São Paulo, Estadão, semanas após semanas, escândalos em cima de escândalos. Mentem, manipulam. desinformam, iludem, promovem o pânico, incutem o medo, todo o dia o dia todo. Agora apresentam a calhordice de assustar os religiosos colocando a questão do aborto no debate eleitoral. E vem mais baixaria. Aguardem. Acho que o povo do Acre está vendo muito a Globo.
Como diria o personagem de Guimarães Rosa: “eu quase não sei de nada, mas desconfio de muita coisa”. Eu desconfio, por exemplo, que não estamos nos comunicando bem com o povo. Que não estamos sabendo usar com competência os nossos veículos de comunicação, a TV Aldeia e a Rádio Difusora. Desconfio que os Cargos de Confiança, em muitos casos, se transformaram em “Cargos de Arrogância”. Pessoas do 1º e 2º escalão do governo, entram e saem das respectivas secretarias sem a gentileza de um bom dia, sem cumprimentar ninguém. É impressionante como vivem “pendurados no celular” o tempo todo na comunicação virtual .
O nosso partido, por sua vez, ainda não implementou um programa de formação política para a juventude. Os jovens que estão votando pela 1ª vez não conhecem a nossa história recente nem a pretérita. Eles acham que o Acre sempre foi assim com eleições, com democracia, com as instituições funcionando. Eles nem imaginam que há bem pouco tempo existia um “Estado paralelo”, com esquadrão da morte, com governadores corruptos que dilapidaram os bens públicos. Também não existe um esforço partidário para assessorar na gestão político- administrativa às Prefeituras do PT, cujos desempenhos estão bem aquém das expectativas.
No mais, há que se proceder um choque de humanização na saúde e continuar o esforço atual na área de segurança pública para formar uma polícia cidadã e pacificadora. E vamos com Dilma para o Brasil seguir avançando nas mudanças e para fazermos a nossa 2ª época no dia 31 de outubro, prá ver se o Acre fica melhor na fita. Lula, nos desculpe mais uma vez.

* Marcos Inácio Fernandes é professor aposentado e militante do PT.

Publicado no Jornal Página 20 de 11/10/2010

Nenhum comentário: