quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

UMA CANÇÃO E UM POEMA DE NATAL

Boas Festas de Assis Valente é sucesso desde 1933,quando foi lançada na vóz de Carlos Galhardo. É uma canção triste de Natal, uma "tristeza amarga dos meninos pobres", como descrito na poesia de Benedito Cunha Melo, reproduzida abaixo.Apresento Boas Festas na vóz de Maria Bethânea.




Papai Noel
Benedito Cunha Melo (1911-1981)

Ah! os natais de minha infância, ingratos
natais de angústias e melancolias;
o alvoroço de pôr os meus sapatos
para ver-me, depois, de mãos vazias.

Um dia, entre os brinquedos mais baratos,
sonho um barco de velas alvadias;
e lá fui pôr, de novo, os meus sapatos
para vê-me, outra vez, de mãos vazias...

E, desde então, a minha fé finou-se
no tal velhinho de olhos muito vivos,
de barbas longas e sorriso doce...

Papai Noel, por que não te descobres,
mentira linda dos meninos ricos,
tristeza amarga dos meninos pobres?

Nenhum comentário: