sábado, 12 de dezembro de 2009

DO BLOG DO ALÉM


O Blog do Além, que a Carta Capital publica, traz nessa semanan nesse Blog, o Presidente Richard Nixon. O Presidente Americano faz referência ao "PANETONEGATE" e considera a comparação impertinente. Confiram.

Carta Capital - quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
MAIS RESPEITO COM WATERGATE
Estou profundamente chocado com as notícias que me chegam do Distrito Federal. Não tenho palavras para expressar a minha indignação. A que ponto chegamos? Você até tem o direito de pensar: o quê? Logo você chocado com o uso da máquina pública em atos ilegais? Sim, justamente eu, como poucos, tenho o direito ao espanto. Me explico. Estão desmoralizando o escândalo. O célebre caso que me levou a renunciar à Casa Branca exigiu meses de investigação de dois talentosíssimos repórteres. Eles suaram muito para estabelecer as relações entre o meu governo e o assalto ao edifício Watergate, sede do Partido Democrata. Foi um trabalho tão espetacular que a história dessa reportagem inspirou um filme, por sinal ótimo, chamado Todos os Homens do Presidente, vencedor de 4 Oscars.

A verdade é que os tempos são outros. Hoje o escândalo já vem revelado, pronto e com pouca margem a interpretação. As imagens não falam, gritam por si. São golpes duros já na combalida reportagem investigativa e até
na reputação de quem entrou para a história fazendo coisas feias. Podemos ver e rever no Youtube os vídeos onde dinheiro público é distribuído e guardado em cuecas, meias e paletós. Quem vai querer ler uma análise mais profunda? A cena é tão explícita que até parece pegadinha. A primeira vez que vi os vídeos cheguei a pensar que se tratava de virais, realizados com proposital linguagem amadora. A parte em que todos fazem a oração parecia ter saído das mãos de um debochado roteirista. Nada disso, era tudo de verdade. Aquela atuação canastrona dos envolvidos não era má interpretação.Se por acaso esse episódio render algum filme no Brasil, deixo aqui uma sugestão aos realizadores. Não vejo ninguém melhor do que o Tiririca para encarnar o governador Arruda.

Por isso, fico chateado com essa mania da imprensa de usar o sufixo gate para nomear os escândalos brasileiros. Só para ficar nos mais recentes, tivemos o Valeriogate, Piquetgate, ambulanciagate e agora o Panetonegate. Alto lá, mais respeito com Watergate. Usem a referência com mais parcimônia. O meu escândalo deu enorme trabalho para ser apurado e ainda resultou em impeachment. Com quais desses podemos dizer o mesmos?

Uma das poucas coisas boas desse escândalo é que alguns confundirão o DEM como sendo a versão brasileira do Partido Democrata americano. Na verdade eles não são nem democratas e muito menos republicanos. É um ganho marginal. O fato é que toda essa divulgação, essa reverberação é lamentável. Só espero que esse bando de amadores não estrague, com suas lambanças explicitas a máquina de corrupção que vem funcionando tão bem, a tanto tempo, na política brasileira.

Nenhum comentário: