quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O 6 DE AGOSTO NO ACRE E NO MUNDO

Plácido de Castro, o líder da Revolução Acreana
O cogumelo atômico de Hiroshima


Nesta data, em 1902, teve início a Revolução Acreana comandada por Plácido de Castro, quando suas tropas tomam a Intendência de Xapuri e prendem o intendente boliviano D. Juan de Dios Barrientos, que surpreendido e achando tratar-se de seringueiros vindos para comemorar o aniversário de independência da Bolívia, também comemorado nessa data, havia dito: "és temprãno para la fiesta", ao que Plácido de Castro retrucou: "não é festa é revolução."


Os conflitos se encerram em 24 de janeiro de 1903,com a tomada de Puerto Alonso, hoje Porto Acre, e a rendição das tropas bolivianas. No dizer de Márcio de Souza no livro Galvez Imperador do Acre: foi uma conquista dos seringueirosm nordestinos que, a serviço de seus patrões e de armas em punho "empurraram a fronteira com a própria miséria." Em Porto Acre, o Brasil ganhou seus contornos definitivos.


Também nesta data em 1946, os Estados Unidos lançavam a sua primeira bomba atômica na cidade de Hiroshima , no Japão. um ato de vingança política por Pearl Habor. Uma desumanidade.

Nenhum comentário: