terça-feira, 11 de agosto de 2009

MARINA NÃO É IMPORTANTE...




MARINA NÃO É IMPORTANTE...



‘Há homens que lutam por um dia e são bons.
Há homens que lutam por algum tempo e são muito bons.
Há homens que lutam por muito tempo e são melhores.
Mas, há homens, que lutam por toda a vida.
Estes são os imprescindíveis.”
(Bertolt Brechet)**

No folclore político do Acre circula uma estória engraçada de um fato ocorrido com um seringueiro que participando, fora do Estado, de um desses encontros do CNS, disse para um companheiro que conhecia a Marina e, mais, que ela até já havia se hospedado na sua casa. O interlocutor não acreditou, achando que era gabolice do acreano (ou é acriano?). Tempo depois, o referido seringueiro, contou a estória para Marina e arrematou: “olha aí Marina! ele pensava que você é importante.” Desnecessário explicar a tradução desse “IMPORTANTE” no vocabulário do seringueiro. Agora, é preciso reconhecer que no Governo e, em alguns setores do PT, não deram a devida importância (na acepção correta da palavra) para Marina.
O Brasil e o Acre, em particular, acompanhou as circunstâncias de sua saída do Ministério do Meio Ambiente e, mais recentemente, do seu embate no Congresso para preservar a Lei Florestal, onde se verificou um vergonhoso recuo do Governo. Lula fez até gracejo em Cruzeiro do Sul, quando esteve no Acre, dizendo que: “as vezes por conta de uma perereca se atrasa ou se inviabiliza uma obra importante do PAC”. E as contradições se ampliam. Por um lado, Marina sendo reconhecida e laureada internacionalmente e, por outro, no Governo e no Congresso perdendo todos os embates. Ficou sem espaço, “clamando no deserto”.
Mas eis que, de repente, surge um fato político novo. A possibilidade de Marina se candidatar a Presidência pelo PV, assunto que repercutiu na grande imprensa, na blogesfera, na boca do povo e, até mesmo, no PT, que vinha numa pasmaceira de dar dó em relação a sucessão presidencial. O PT já havia assimilado, sem nenhum debate interno, a “unção” feita por Lula de Dilma Roussef, sem dúvida, um quadro da melhor qualidade, para candidata do PT a sua sucessão.
Ninguém no Brasil, no PT e, nem no “mundo mineral”, como diz o Mino Carta, questiona a liderança e a legitimidade do Lula como um eleitor privilegiado, dentro e fora do PT. Agora, atropelar as instâncias do Partido, e “enquadrar” os parlamentares do PT no Congresso são posturas bonapartistas, imperiais que, mesmo os seus 80% de aprovação e popularidade, não lhe conferem tais prerrogativas. Na esquerda tradicional, se pagou caro pelo “culto à personalidade”. As instituições, entre elas os partidos, estão acima das pessoas, mesmo as mais proeminentes.
O convite do PV à Marina, que “piscou” e está analisando a proposta com responsabilidade, causou uma “pororoca amazônica” no ambiente político/sucessório. A possibilidade de sua candidatura, por outro partido, tem o mérito de recolocar o debate dentro do PT, especialmente no Acre, onde a “chacoalhada” foi equivalente a que derrubou o avião da Air-France. Eu, particularmente, não consigo ver Marina fora do PT, mas entenderei e respeitarei a sua decisão e digo mais: Se ela sair candidata pelo PV, terá o meu voto e da minha família e das pessoas da minha ´”área de influência” (que cabe num fusca e talvez não chegue aos 37 leitores da Gazetinha). Não irei para o PV, mas, por uma questão de ética e coerência ,teria que sair do PT, o que farei contristado, se o desfecho se der dessa forma.
Como não gostaria de sair e nem que Marina saia do PT, eu sonho com a possibilidade do partido reabrir a discussão da sucessão de Lula. Que Marina lance a sua candidatura e vá para a disputa interna com a Dilma. O momento é de ousar. Que o PT nacional se mire nos exemplos do Acre, quando lançou Jorge Viana para o Governo em 1990, para a Prefeitura de Rio Branco em 1992 e, novamente ,para o Governo em 1998; quando lançou Marina para o Senado em 1994, quando formou a chapa “puro sangue” Jorge e Binho para o Governo em 2002, e Binho para o governo em 2006. Ousamos, vencemos e estamos construindo um Acre melhor.
Por isso sonho com o PT com uma chapa “puro sangue” composta por duas mulheres de fibra: Marina e Dilma, uma espécie de parlamentarismo trópico/matriarcal, onde Marina seria a chefe de Estado e Dilma de Governo, continuando no Gabinete Civil, tocando o PAC. Seria o reencontro do PT com a ética. Seria a confluência do binômio Sustentabilidade e desenvolvimento, uma síntese de sentimentos e racionalidade, uma fusão do “dream” com a “realpolitik”. Não sei a quantos passos estou desse horizonte utópico. Sei apenas, como disse o poeta, que a UTOPIA serve prá isso. Para a gente caminhar.
Marina, você, realmente, não é importante. Na verdade, você é IMPRESCINDÍVEL. O mundo precisa de você e o Brasil, como faz parte do mundo, há de reconhecer a sua luta, de toda uma vida, na busca pela renovação dos costumes e dos valores da política, que você encarna como um animal em extinção.

*Marcos Inácio Fernandes, é professor da UFAC e militante do PT.
** Quando o poeta alemão fez a poesia, ainda não estava colocada a questão de gênero, do “politicamente correto” de se falar de Homens e Mulheres. Tenho certeza que o poeta quando se refere aos homens é ao gênero humano, que inclui
as mulheres.
Verônica disse:

Marcos, adorei seu artigo achei de uma lucidez ímpar em petistas da era Vianista.
Sei que você não concorda muito com minhas posições políticas, mas sinto-me confortável em tecer comentários porque já estive ai junto de vocês, lutei junto para o Jorge ser governador em 1990, não deu certo, para prefeito em 1994, deu certo, e depois para governador de novo e que Graças à Deus deu certo, fato que muito me orgulhou pois hoje podemos dizer que existe um Acre antes e um Acre depois do Jorge Viana e claro, sem desrespeitar e /ou desvalorizar a luta de outros companheiros como a Marina, uma amiga querida, que nos enche e nos explode a alma de orgulho, sempre votei nela e sempre votarei, assim como no Marcos Afonso se o mesmo voltar a se candidatar de novo algum dia.
A perspectiva de termos a Marina como Presidenta de nosso País, é sem sombra de dúvida um sonho, mas, mais do que um sonho é uma conquista/vitória de todo bravo seringueiro/seringueira, deste lado do País.
A passagem do seringueiro dizendo para ela que os outros acreanos/brasileiros pensavam que ela era importante, é lindinha (eu já conhecia) e nos mostra o espírito simples e valoroso desses nossos parceiros da floresta, que em nenhum momento desacreditaram e/ou deixaram de sonhar, o Chico líder se foi, mas em seu lugar ficaram homens e mulheres destemidos e valorosos, sonhadores sim, mas que sempre através de uma de suas representante “maior” souberam valorizar e batalhar por esse sonho – o Sonho de um País (que começou pelo nosso estado) mais justo socialmente e com mais respeito ao meio em que vive e do qual depende.
Quanto a Marina sair do PT, desse atual aí, acho que ela não estará saindo e/ou abandonando o PT não, ele o “PT verdadeiro” vai com ela - não fica, os que ficam têm outro tipo de pensamento e outra forma de luta, a linha deles é outra. Posso dizer – muito embora você talvez não concorde que, é muito mais fácil a gente enxergar quando está de fora e continua sonhando e lutando por um ideal, e o mais importante: não se ter vinculo, não participar de conchavos para continuar e/ou para alternar o Poder, e esse meu amigo, não é o PT que eu e minha geração conhecemos e pelo qual desagradamos a muita gente querida para participar – fazer parte!
Quanto a união dobradinha com a Dilma, parceirinho não... não me coloque isso não, é inconcebível, a nossa Marinha é outra linha, é outra coisa, como diriam nossos irmãos seringueiros “é farinha de outro saco”, muito embora tenham surgido de lutas semelhantes e aparentemente na mesma trincheira.
Amigo, não vou me alongar mais, pois senão vou desagradá-lo muito, mas não podia deixar de expressar as minhas considerações sobre nossa querida amiga e senadora e – candidata à “presidência da nossa república”. Amigo pode crer, vou pra rua de novo coisa que prometi a mim mesma não fazer mais, vou levantar e sacudir bandeira, visitar velhos e queridos amigos, visitar as famílias de nosso estado, vou entrar nessa campanha de corpo e alma, vou pedir voto todo dia, vou mobilizar meus amigos da internet e amigos dos outros estados, nossos amigos são poucos, pontinhos de grafite em cada estado dessa nação, mas o trabalho de formiguinha já está iniciado, vamos fazer diferença nessa campanha nobre, enfim, posso dizer que temos uma Candidata de Valor – Valorosa, uma “Jóia rara saída das entranhas de nossa Floresta”.

Ah, já estou em campanha – Marina Silva para Presidenta - conte comigo.

Um abraço amigo
Veronica Abugoche

Rio Branco, 13 de Agosto de 2009.
Myris (Lyris e Fyris) disse:
Olá professor,
Já visitei o seu blog e li o post.Tenho o maior respeito pela sua posição embora discorde em diversos aspectos. No momento, me sinto muito decepcionada com a atitude da senadora. È compreensível a desilusão dela com o PT, mas trocá-lo pelo PV é, ao meu ver, trocar o diabo pela mãe dele.Ela teria meu total apoio se fosse para qualquer um outro partido... até para o PCdoB. Não votar no PV, é para mim uma questão de princípio.
Compartilho um artigo do meu amigo Rodrigo Vianna. Acho que vale a pena refletirmos sobre as suas colocações.

Gabeira avisa: Marina será sublegenda dos tucanospublicada quarta, 12/08/2009 às 23:14 Muita gente comemora a entrada de Marina Silva na campanha presidencial. Ela seria uma alternativa para "arejar a disputa", dizem uns amigos a quem respeito. Eu mesmo acho uma lástima termos de escolher entre um tucano autoritário e uma candidata do PT que não parece lá muito comprometida com bandeiras históricas da esquerda.
A candidatura ideal pra mim seria aquela que reconhecesse os avanços do governo Lula (e são vários), sem abrir mão de fazer a crítica pela esquerda. Marina seria essa alternativa? O perfil dela indica que sim. Acontece que política não se faz com perfil do candidato apenas.... Essa aí será a linha de frente da candidatura de Marina Silva? A UDN, finalmente, terá representante no AcreUm velho barbudo, no século XIX já dizia: as pessoas não são aquilo que dizem ser, mas aquilo que são na prática. A frase não é bem essa, a citação é mambembe, mas a idéia é essa. Não adianta o PT dizer que ainda é socialista. O partido virou uma máquina eleitoral social-democrata - e olhe lá. Não adianta o Serra dizer que ele é social-democrata; porque o partido dele foi responsável por um governo ultraliberal e privatista. Sobre a candidatura de Marina, é preciso fazer duas perguntinhas simples:- a quem interessa?- quem estará com ela? A resposta para a primeira pergunta é subjetiva. Há quem diga que interessa ao Serra, por tirar votos de Dilma, pela esquerda. Marina seria a Soninha em nível nacional. Mas há quem diga que a candidatura dela interessa ao eleitor que se sente órfão diante de um governo Lula que se abraça ao Sarney e ao Renan para sobreviver. A resposta para a segunda pergunta é mais simples. Marina, se sair candidata, estará no PV. Ela foi recebida nesta quarta-feira pelo Gabeira. Ele trabalha há alguns anos como linha auxiliar dos tucanos, todo mundo sabe. Mais que isso: Gabeira é uma espécie de UDN verde. Moralista da boca pra fora, berrava contra Severino, de dedo em riste. Ao mesmo tempo, se lambuzava em dinheiro público, como já escrevi aqui - http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/gabeira-a-nova-udn-se-lambuza-em-dinheiro-publico. Pois bem. Se alguém tinha alguma dúvida sobre as intenções do PV em relação a Marina Silva, isso se dissipou depois do encontro com Gabeira. Leiam o que Gabeira disse ao site G1, que é uma espécie de porta-voz da UDN do Leblon. G1"Gabeira afirmou ainda que o “fator Marina” pode interferir no seu planejamento eleitoral. Ele é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro e diz contar com o apoio de PSDB, DEM e PPS para a empreitada. O problema é que toda a negociação da aliança foi feita em cima da possibilidade de o deputado fazer campanha para o candidato à Presidência do PSDB, José Serra (SP) ou Aécio Neves (MG), apontados como potenciais nomes para encabeçar a chapa tucana. Na visão de Gabeira, sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro só seria possível com um acordo entre os partidos para que ele defenda dois candidatos à Presidência, o do PV e o do PSDB. Ele descartou ser candidato apenas pelo PV, sem alianças. “Não vou disputar só com um minuto na televisão.” =
Volto eu. Gabeira, como se vê, terá dois candidatos a presidente: Serra e Marina. Nessa ordem. Ou seja: a senadora do Acre, para o PV, é sublegenda dos tucanos. O povo não é besta. Vai perceber isso.Espero que Marina também perceba. Antes que jogue sua biografia no lixo... A boa notícia é que a candidatura Marina pode acabar com essa polarização Dilma x Serra. Se há espaço para uma sub-leganda dos tucanos, por que não apostar numa outra candidatura lulista? O Ciro já avisou que está no jogo.E disse, ao "Estadão", qual seria o mote de sua campanha: "manter e institucionalizar tudo de bom do Lula. E consertar o que de contradição existe". Ciro seria um pós-Lula. Um candidato que reconheceria os avanços de Lula, sem preconceito anti-nordestino, sem elitismo, e principalmente sem tucanos à sua volta. Sou mais o Ciro do que a Marina capturada pelo PV serrista.
(fonte: http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/gabeira-avisa-marina-sera-sublegenda-dos-tucanos)
(neste aspecto eu discordo, porque não vejo grande diferença entre Ciro e Serra)
Um grande abraço,

Myris Silva
Chat Google Talk: myriss@gmail.com Skype: myriss13 MSN: myriss@hotmail.com
Artagnan disse:
Artagnan Cicero Costa para mim mostrar detalhes 23:28 (13 horas atrás) Responder

Caro Companheiro ousado,se ela é imprescindivel ela têm que ir é para o PV e aproveitar para cuidar das pererecas que são tambem imprescindivel para a bio diversidade. Não concordo dela continuar no PT até porque o nome escolhido para eles é a Dilma. Se ela continua no PT fica, mas não têm meu voto.
Um abração, Artagnan

Nenhum comentário: