sábado, 11 de outubro de 2008

ESQUADRILHA DA FUMAÇA EM RIO BRANCO





Como sempre, a Esquadrilha da Fumaça da FAB, deu mais um show nos céus de Rio Branco. Tenho acompanhado as acrobacias da Esquadrilha desde minha infância, quando esses ases da aviação pilotavam os "T-6" Agora eles fazem as mesmas proeza nos modernos "T-27" (aviões Tucanos, produzidos pela EMBRAER). Sempre que vejo a Esquadrilha da Fumaça, saudade e emoções se misturam num entrelaçamento de sentimentos prazeirosos.








“Os embaixadores do Brasil no céu”


14 de maio de 1952. A “Esquadrilha da Fumaça” realiza sua primeira exibição oficial.
Desde então, milhares de pessoas têm tido a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a perícia dos pilotos e com a competente equipe de mecânicos que os assessora, e despertam, por isso, o reconhecimento, a admiração e o respeito pela Força Aérea Brasileira.
Atualmente, com mais de 3000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, cruza os céus a “Esquadrilha da Fumaça”. Aeronaves pilotadas por uma equipe cujo destemor e orgulho são resultantes não só da confiança mútua desenvolvida ao longo dos treinamentos, como também, da certeza de estarem representando a Instituição que prima pela eficiência na defesa da soberania do espaço aéreo de nossa pátria.
Embora com uma estrutura bastante diferenciada daquela época, o Esquadrão de Demonstração Aérea - nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, procura resguardar, hoje, os princípios de profissionalismo que lhe deram sustentação ao longo da sua existência. Com o reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como importante instrumento de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira, atingindo uma posição de destaque perante a opinião pública.
Os modelos de avião utilizados nesses cinqüenta anos de existência da Esquadrilha da Fumaça. São eles: o T-6 North American, o T-24 Super Fouga Magister, o T-25 Universal e o T-27 Tucano. Além do símbolo da Aeronáutica, no canto inferior, um dos selos apresenta a famosa manobra Coração, assinatura da Esquadrilha. Todos os selos têm, ao fundo, o céu azul e algumas paisagens tipicamente brasileiras, como o Corcovado. Para compor a série, Mário Alves optou pela técnica guache sobre papel. O ronco dos aviões T-6 marcou o início da Esquadrilha da Fumaça, formada por instrutores de vôo da antiga Escola da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, em maio de 1952. Nas atuais demonstrações, é usado o modelo T-27 Tucano, fabricado pela Embraer, nas cores da bandeira brasileira. Sem dúvida, a Força Aérea Brasileira está bem representada pela Esquadrilha, com mais de 2.600 demonstrações no Brasil e no exterior.
Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza em suas demonstrações o avião T-27 Tucano - EMBRAER, pintado com as cores da Bandeira brasileira.
A Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la como instituição capaz de garantir a soberania do espaço aéreo nacional.
Esse é o estímulo que tem movido os passos desse Esquadrão da Força Aérea ao logo desses 50 anos de sua existência, demonstrando a elevada capacidade técnica de pilotos e mecânicos, dando continuidade ao velho espírito de arrojo e determinação de homens que, nos idos de 52, propiciaram a criação da "Esquadrilha da Fumaça".
Visite a Página Oficial do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)

Um comentário:

tassone disse...

como um ex soldado da fab,deixo aqui o meu abraço atdos pilotos da eqdrilha da fumaça