domingo, 5 de outubro de 2008

MINHA VISITA À BIBLIOTECA MARINA SILVA



Marcão, identidade acreana
Por Elynalia Lima


Marcos Inácio Fernandes ou Marcão, como é conhecido pelos amigos, acreano de coração há 30 anos, esteve em nossa sala de visitas no dia 19 de junho para fazer parte da Sociedade de Filosofia a convite de Marcos Afonso. Ele contou um pouco de sua história.
Nascido no Rio Grande do Norte, veio para o Acre em 23 de junho de 1978. Atualmente com 60 anos de vida, metade dela dedicou ao Acre como sociólogo e Mestre em Ciências Políticas.
Em 1977, recém formado na Universidade do Rio Grande do Norte, foi convidado pelo amigo Pedro Vicente, criador do Sesc-Senac no Acre, e veio trabalhar na CEPA – Comissão Estadual de Planejamento Agrícola. Depois, foi para a Emater ( atendimento e extensão rural) e em 1991 passou a dar aulas de Ciência Política e Sociologia na Universidade Federal do Acre, onde está até hoje.
Pai de dois filhos, Aberlado e Ana, e casado com a esteticista Eró, Marcão que já desenvolveu algumas atividades com seus alunos no auditório da Biblioteca, diz que esta representa o espaço mais interessante que o Governo já criou. Visita frequentemente seus amigos de longas datas Elson Martins e Marcos Afonso. Elson foi uma das primeiras pessoas que ele conheceu ao chegar ao Acre, na redação do jornal Varadouro; e Marcos Afonso foi seu companheiro nos tempos de militância nos anos 80.
O professor Marcos Inácio deixa uma mensagem aos governantes e usuários de todas as Bibliotecas, um estrofe do poema de Castro Alves: O Livro e a América:
“Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe -- que faz a palma,
É chuva -- que faz o mar”

Nenhum comentário: