domingo, 28 de setembro de 2014

RECEBENDO VISITAS AGRADÁVEIS

 A nova coruja da coleção. É de naturalidade Belga

 A belguinha no meio das outras
 O filho mais novo da Ivete, Eró e Ivete

 Eró e Ivete

Foi a Ivete, que foi com a gente para a França, que veio aqui em casa com seu filho mais novo, me trazer as lembrancinhas que trouxe da Bélgica. Uma corujinha linda, presente seu e da Valdete, sua irmã, e uns chocolates belgas deliciosos. Ivete e a irmã Valdete foram ótimas companheiras de viagem, juntamente coma Jay e a Ody. Elas tiveram mais tempo que o nosso e foram até a Bélgica e nos trouxe esse mimo. Espero que a gente possa se encontrar mais vezes e façamos mais viagens juntos.
Eis o registro.

PASSEANDO PELA CAPITAL PORTENHA



 Onde fcamos hospedados

 Posando em frente do Congresso Nacional

 Em frente da Casa Rosada. O metrô para bem ao lado. É a última parada: Congresso - Praça de Mayo

 Na praça de Mayo

 Catedral de Buenos Aires

 O famoso Obelisco, com inscrição num dos seus lados.

 O metrô que nos leva até a praça de Mayo (5 pesos a passagem, equivale a 1 real)

 Teto da Catedral

 Arcanjo Gabriel (Na Catedral)

 Um dos famosos restaurantes de Puerto Madero, Siga La Vaca, onde se come um bom Chorizzo. Infelizmente não almoçamos nele, que ainda estava fechado, quando o visitamos.

A Argentina não vive um bom momento econômico. Os abutres americanos, querem garrotear sua economia, que já não anda boa das pernas com seu peso muito desvalorizado. A situação difícil se expressa, com toda dramaticidade, na sua capital, Buenos Aires, que era um cartão postal da nossa latinoamerica. A cidade está suja, com prédios pixados (só faltaram pixar o seu famoso Obelisco), lixo espalhado por todo canto e pontas de cigarro por toda parte (parece que Buenos Aires é a capital mundial   do tabagismo). Mesmo assim vale a pena conhecer essa bela cidade, de Gardel, Evita, jorge Luís Borges, de Maradona e Messi e do Papa Francisco. Ela nunca vai deixar de ser "Mi Buenos Aires Querida"
Ficamos no Hotel Savoy, que já hospedou Einstein e Evita Peron. Ele fica na rua do Congresso Nacional, bem próximo de estações do metrô e da famosa rua "Corrientes", que foi imortalizada no famoso tango: "Corrientes 348 / Quem sobe ao 2º andar....."

5º RELASER E GEFRAS EM BUENOS AIRES - ARGENTINA



 Jullio Catullo do RELASER, fazendo sua intervenção.

 Eros Mussoy da UFSC, apresetando seu painel (abaixo)

 Entregando meu trabalho para a companheira, Sandra Ledesma do INTA da Argentina.

 Trabalho de grupo propstas para a formação de extensionistas.

 José Ricardo, da ASBRAER, fazendo sua  eposição.

 Participando do 5º RELASER.

 Ministro da Agricultura da Argentina, abrindo o GEFRAS.

 Fazendo meus apontamentos

 Parte da equipe que visitou Florêncio Varela (experiência agroecológica com horticultura)

 Vivian, Marcão, Eros, Gustavo e o alemão Frederik

 Braileiros no jantar de confraternização

 O trio que animou nossa confraternização.

Estive participando, com companheiros da Extensão Rural do Brasil. Americalatina, África, Ásia e Caribe, (mais de 40 paises) do 5º RELASER e 5º GEFRAS. Fui pela Academia Brasileira de Extensão Rural - ABER, com os confrades, Marcos Dantas e Júlio Zoé. pelo Brasil, participaram ainda, José Ricardo, Pesidente da ASBRAER, que fez uma exposição da entidade e da Extensão Rural no Brasil;  Erós Mussoy, da EPAGRI e UFSC, que foi um dos painelistas; Alexandre, da Secretaria de Pesca; Vivian da UFRS, em Santa Maria, acompanhada de 3 alunos seus orientandos. O que podemos constatar, muito claramente, é que em termos de políticas públicas para o meio rural e mais particularmente para a Agricultura Familiar, o Brasil está muito adiantado e tem muitas experiências exitosas à compartilhar. O intercâmbio foi muito válido e o encontro foi bem organizado pelo INTA, o orgão de pesquisa e Extensão da Argentina. Faltou apenas a tradução simultânea para o Português. Fotos do evento:

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

AS BELEZAS DO D'ORSAY



 Jay e o famoso relógio do D"Orsay

 Eró apreciando as peças do museu

 A abóbada do D"Orsay

 Um Monet.


 Outro  relógio do D"Orsay. (Jay)



 O famoso quarto de Van Gogh.

 O auto-retrato de Van Gogh.

 Mais duas obras de Van Gogh.


Tive o privilégio de ver essa obras de perto, junto com Eró, Jay e Ody. Foi uma das visitas mais gratificantes da nossa estada em Paris. O Museu D'Orsay reune um acervo composto quase que exclusivamente de esculturas e pinturas do século XIX. São os Impressionistas e pós-impressionistas como Monet, Degas, Renoir, Cézane, Manet e Sisley. Também tem obras de Van Gogh e outros famosos da pintura. O museu está situado à margem esquerda do Sena, do lado oposto do Louvre, que também tivemos o prazer de conhecer.(MIF)

domingo, 14 de setembro de 2014

PENSE, NUM PRÍNCIPE!!

 Antônio Martinez - Um Príncipe!!

 Ody, Ivete,Valdete, Antônio, Eró e Jay.

 Marcos e Antônio em Versalhes (a árvore e um carvalho secular)

 Eró, Marcos, Ivete, Valdete, Antônio e Ody.

 Nas instalações da Pousada, no dia da moqueca de camarão. (Valdete, Ivete,Eró, Marcos, Ody e Antônio)

 Jantar no Marrackech. (Valdete, Jay, Antônio, Marcos, Eró, Ody e Valdete)
 Em Montmartre, o bairro boêmio de Paris (Ivete, Valdete, Jay e Antônio)

 Em Montmartre (Antônio, Marcos, Eró, Ody, Valdete e Ivete.)


É o Antônio Martinez, nosso anfitrião em Paris. Ele nos tratou na mão - como galo velho - Foi nosso  guia turístico e gastronômico, nosso motorista, intérprete e protetor. Ele nos hospedou, a 0800, no AP do seu irmão na cidade de Mason Laffite, nos ofereceu uma moqueca de camarão, uma paella, e uma feijoada e nos proporcionou passeios maravilhosos, por Versalhes, Vale do Loire com seus castelos e pelas ruas de Paris, que não estão no circuito turístico. Foi verdadeiramente um "princeso", como diz as meninas da 6 de agosto. Gratidão, Antônio Martinez. Esperamos, que no ano que vem, possamos desfrutar outros dias em Paris já na sua pousada, que será a nossa mason na "Cidade Luz". (MIF)

OS ANIVERSARIANTES DO MES


 Neuzimar

 Max, morrendo de preocupado, em Tabatinga, no litoralsul do Rio G. Norte.


Aniversariou no dia 12 desse mes, a minha amiga "francesa" Neuzimar, que foi a nossa anfitriã em Paris. No dia 13 foi a mudança de ano do meu genro, Max. Desejo, a ambos, muitas felicidades com tudo de bom e do melhor. Que a vida sempre sorria (como o riso da Neuzi) e seja sempre rósea (como a boia do Max). Eles fazem por merecer. Parabéns e vida longa, Neuzi e Maxi.