sexta-feira, 5 de julho de 2013

PLIM PLIM - SONEGAÇÃO A GENTE VÊ POR AQUI !!



Artigo para o domingo no Página 20.
 
PLIM PLIM - SONEGAÇÃO A GENTE VÊ POR AQUI!!
 
Por: Marcos Inácio Fernandes*

“Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos”. (Benjamin Franklin)
 
Bom dia amigos da Rede Globo !! como diria Galvão Bueno, a coisa já esteve melhor para a “Vênus Platinada” flagrada por um “blogueiro sujo” de O Cafezinho, Miguel do Rosário, que deu um furo de reportagem descobrindo que a Globo foi multada pela Receita Federal em 274 milhões por sonegação de impostos referente a Copa de 2002, realizada na Coréia do Sul e Japão, quando o Brasil se tornou penta campeão mundial de futebol.
 Na ocasião a Rede Globo havia ganho os direitos de retransmissão exclusiva do evento numa negociação nebulosa com a CBF e a FIFA, Segundo o Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho. “trata-se de um processo concluído em 2006, que resultou num auto de infração assinado pela Delegacia da Receita Federal referente à sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores não atualizados. Somando juros e multa, já definidos pelo fisco, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões.
A fraude da Globo se deu durante o governo Fernando Henrique Cardoso, numa operação tipicamente tucana, com uso de paraíso fiscal.( uma offshore nas ilhas Virgens Britânicas) A emissora disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002 como investimentos em participação societária no exterior. O réu do processo é o cidadão José Roberto Marinho, CPF número 374.224.487-68, proprietário da empresa acusada de sonegação.”
Hoje a divida da Globo, com o povo brasileiro, deve atingir a casa de 1 bilhão de reais. Quantia que não há de ser nada para os irmãos Marinho (João Roberto, José Roberto e Roberto Ireneu), que segundo a Forbes, acumulam um patrimônio de mais de 20 bilhões de reais e estão entre os 100 mais ricos do mundo.
A Globo acusou o golpe e soltou uma nota dizendo que já pagou e pede providências pela quebra do sigilo fiscal. Mas ela não mostra o DARF comprovando o pagamento, como exigiam os milhares de manifestantes que acorreram ao “#foraredeglobo” na última 4ª feira, quando lacraram, simbolicamente, as suas portas no Jardim Botânico no Rio. Quem diria não é? .A Globo que tanto vocifera contra a corrupção dos outros, principalmente dos políticos, que deu 18 minutos no seu Jornal Nacional para fazer um resumo do Processo do “Mensalão”, que ainda não se concluiu, se mantém calada sobre esse escândalo tributário que ela protagonizou. Não deu, uma notinha sequer, no seu JN. E os seus parceiros da grande imprensa se acumpliciaram no silêncio. Apenas, a Folha de São Paulo, fez referência ao fato no seu Caderno de Economia.
Como todos sabem, o JN é a única fonte de notícias para a grande maioria do povo brasileiro. Se não sai no JN é porque não aconteceu. Como disse o patriarca dos Marinho; “ a gente é importante pelo que NÃO diz”. Esse é o grande instrumento de dominação ideológica do nosso povo. Eles que são detentores de uma concessão pública do espectro eletro-magnético, utilizam seus veículos de comunicação TV fechada e aberta, rádio, revista, jornal, e portal na internet, da maneira mais sórdida possível.
Sonegam, editam, manipulam e distorcem informações. Banalizam o sexo e o erotismo e fazem a apologia do ócio, da competição desenfreada, da fama e enriquecimento fácil, da vulgaridade, da intriga e outras mazelas do da ideologia liberal, através de programas tipo “BBB”.
E o governo com sua verba publicitária, paga a Globo, generosamente, prá ela falar mal do governo todo dia o dia todo conforme quadro abaixo. Ganham tudo isso, quase 550 milhões (43,7% de toda a verba) e ainda sonegam impostos.
 
 
Sabe-se desse caso, graças a um blogueiro sujo, mas deve ter muito mais. Como dizem no nordeste: “cesteiro que faz um cesto faz um cento. Basta ter cipó e tempo”
Fala-se muito na nossa enorme carga tributária, que se paga muito imposto, que há muita burocracia, etc, etc; Mas pouco se fala na sonegação fiscal. Não escandaliza ninguém. Não há um SONEGÔMETRO para aferir essa sangria.
 No Brasil os auditores fiscais da Receita Federal, estimam que a sonegação atinge a cifra de 400 bilhões. Esse é o dinheiro que falta para a saúde, educação e segurança. Esse é o escândalo maior. Sonegar é natural para os empresários, banqueiros e os que tem renda. Quando um personagem, como Mário Amato, que já dirigiu a poderosa FIESP, diz cínicamente: "que sonegar é uma defesa da sociedade contra a elevada carga tributária”, e complementa: -“Sonegar impostos é proteger a sociedade brasileira. O crime compensa. Ninguém pode atirar a primeira pedra: somos todos corruptos.”
Esse é o exemplo das nossas elites. Para eles “o crime compensa”e ainda debocham de toda a sociedade, quando generalizam, transferindo para o nosso povo, que honra os seus compromissos, um crime que é só deles; “somos todos corruptos”. Somos todos quem cara pálida? A corrupção já se transformou em crime hediondo, resta saber quando vai acabar a IMPUNIDADE
 
*Marcos Inácio Fernandes é Mestre em Ciências Políticas e militante do PT.

Nenhum comentário: