segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O P-47 DO CAPITÃO PESSOA RAMOS



Capitão Pessoa Ramos. No comando do seu P-47, realizou 95 missões de combate na 2ª Guerra Mundial. Sentou a Pua nos Alemãs. Morreu voando, em cima do manche de um C-47, em fevereiro de 1967, fulminado por ataque cardíaco.

P-47 com o símbolo do "Senta a Pua" da Aviação de Caça da FAB.


P-47, armado até os dentes.

Esse é o protótipo do P-47 pilotado pelo capitão Pessoa Ramos na 2ª grande Guerra Mundial. Quem confeccionou o modelo foi o Ricardo Zarapa de Parnamirim, outro apaixonado por aviões e por temas da 2ª guerra.. Dei a miniatura ao meu cunhado de estimação, Evandro, que ficou de queixo caído com a qualidade do trabalho do Ricardo. Ganhei do Evandro um P-47 de ferro da sua coleção em miniatura desse material. Foi chumbo trocado.

Ficha Biográfica

Roberto Pessoa Ramos

Resumo Biográfico
Nome de Guerra Pessoa Ramos
Patente/Registro 1º Tenente Aviador/BO-825
Nascimento 05/05/1918,João Pessoa (PB) - Brasil
Falecimento 10/02/1967,Vitória (ES) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções Em 07 Mar 45, promovido a Capitão

Condecorações Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Ordem do Mérito da Aeronáutica, Cruz de Aviação Fita A com 04 estrelas, Cruz de Sangue, Cruz de Aviação Fita B com 03 estrelas, Distinguished Flying Cross (EUA) e Air Medal com 04 palmas (EUA), Croix de guerre com palma (França), Ordem do Mérito Santos Dumont, Ordem do Mérito Militar do Paraguai, Medalha da Armada do Paraguai e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Suffolk e Itália. Em 14 Ago 44, juntou-se ao 1º Grupo em Suffolk vindo direto do Brasil
Família Filho do Sr. Antonio Coutinho Ramos e da Sra. Enriqueta Pessoa Ramos e seus irmãos Waldemar, Geraldo, Maria Luiza, Maria da Conceição e João. Casou-se antes de partir para a Itália com a D. Maria Ina e tiveram 4 filhos: Ricardo, Ruth, Rosana e Ronaldo.

História
Ao regressar ao Brasil, permaneceu no 1º Grupo de Caça. Ensinando, aqui no Brasil, o que aprendeu como Piloto de guerra, aos Aspirantes da turma de 1945, que escolheram a Aviação de Caça. Durante 02 anos foi Comandante do 1º Grupo de Caça. Em 1953, foi designado para ir a Inglaterra se adaptar ao avião tipo Gloster Meteor, o 1º avião a jato que voou na FAB. Mais tarde já no Posto de Coronel, comandou a Base Aérea de Santa Cruz. Comandou também a Base aérea do Recife de 1958 a 1961. Entre 1962 e 1964 foi Adido Militar no Paraguai. Por onde passou, marcou sua passagem como homem e como Militar. Um dia no mês de fevereiro de 1967, estava voando com a Escola Superior de Guerra. Era o Comandante do avião C-47, no trecho Salvador, Vitória, foi seu último vôo. Quando aterrissou suavemente em Vitória, conduziu a aeronave até o estacionamento. Freiou. Com o esforço, caiu fulminado sobre os comandos do avião. A máquina parou... O Co-piloto, fez parar os motores da outra máquina... Morreu nos comandos do C-47 como um verdadeiro aviador.

Piloto de Combate da esquadrilha amarela. Iniciou a Campanha como Comandante de Elemento na esquadrilha. Com o decorrer da campanha, chegou a ser Comandante de esquadrilha. Completou 95 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 12 NOV 44 e a última em 01 MAI 45. Em 23 ABR 45, foi ferido em campanha por estilhaços de AAé inimiga. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.

O Brigadeiro Roberto Pessoa Ramos foi também homenageado com nome de rua na Cohabinal em Parnamirim. É a rua que fica por tráz da que eu morei na Cohabinal por muitos anos. (MIF)

2 comentários:

Roberto Ramos disse...

boa noite, fazendo uma busca no google tomei conhecimento deste Blog com a matéria referente a história do Brig Pessoa Ramos, esta que não é privativa dele, mas sim de todos os Brasileiros, Nordestinos e homens livres e de bons costumes. muito obrigado pela belissima homenagem.
Roberto Pessoa Ramos Neto
robertoramos@rrana.com.br

Unknown disse...

Caro Roberto, meu nome é Rogerio Ramos e sou seu primo.
Gostaria de falar com você sobre seu avô.
Meu E-mail é rogergeleinhabill@yahoo.com.br
Um grande abraço e espero sua resposta.