terça-feira, 1 de setembro de 2009

HÁ 70 ANOS COMEÇAVA A 2ª GUERRA MUNDIAL

A Cobra fumou nos campos da Itália


Cartaz de Propaganda Nazista


Do Site, Café História.

70 anos da Segunda Guerra Mundial
Hoje é um dia importante para se repensar a história. Há 70 anos, em um 1° de setembro de 1939, a Wehrmacht, dispondo de suas melhores unidades de guerra, quebrou o silêncio de uma madrugada serena e rompeu a fronteira com a Polônia, em uma operação que ficou conhecida como Operação Fall Weiss. Estava iniciada a Segunda Guerra Mundial, uma guerra que mudaria para sempre os rumos da humanidade.Pela primeira vez na história do homem, uma guerra causava mais danos a civis do que a militares, um indicador de dimensão catastrófica do conflito. Foram mais de 100 milhões de militares envolvidos diretamente, aproximadamente 50 milhões de mortes e outros milhões de feridos. Na Europa do pós-guerra, a paisagem era de destruição total: linhas férreas destruídas, refugiados, deslocados de guerra, mercado negro, inflação, desemprego, doenças e uma rede de comunicação em frangalhos.Hoje, passadas sete décadas desde o início das hostilidades, momentos de celebração não podem ser monumentalizados, mas servir de pretexto para se repensar as bases sob as quais a civilização moderna tem se edificado. O fascismo e o totalitarismo ainda são problemas que nos espreitam.


O Café História gostaria de ajudar na reflexão e indica o excelente site World War Pictures - Posters, Photos, Poets and Artists. Lá você encontra muito material visual sobre a guerra. Aproveite a data e pense mais sobre o tamanho desse grande acontecimento.Imagem: cartaz da época mobiliza população alemã para a guerra.


O Brasil participou do esforço de guerra com a Força Expedicionária Brasileira - FEB e o 1º Grupo de Aviação de Caça, o heroico "Senta a Pua", com 49 pilotos. O palco de operações da FEB foi a Itália. O Brasil perdeu 443 combatentes e teve 1500 feridos. Já os Russos perderam 20 milhões de cidadãos e 5 milhões de soldados, mas Stalingrado não caiu.

Nenhum comentário: