sábado, 13 de junho de 2009

ALBUM DE FAMÍLIA - AILTON E IRMÃOS.

Hoje, dia de Santo Antonio, é o aniversário do meu irmão mais velho, Antônio Ailton Fernandes. As fotos: 1ª Rogério, Ailton e Araken (Anos 70). A 2ª Ailton, vó Ana e eu. A 3ª Eu e Ailton (início dos anos 50, em Fernando de Noronha).


PARABÉNS, mano velho!! A Oração de Santo Antônio de presente para você e uma pequena biografia do seu Patrono.




Uma pequena biografia de Santo Antônio:



ANTONIUS DE PADUA, ORA PRO NOBISS, 1895
1 gravura : litografia, colorida. - Data provável baseada no 7º centenário do nascimento do Santo. - Dim. da comp.: 51x39 cm. - Imagem de Santo António com o Menino Jesus, dentro de um emolduramento formado por medalhões redondos representando passagens da sua vida
Biblioteca Nacional Digital


*
«Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo nasceu em Lisboa em 15 de Agosto de 1195. Nascido e criado em Lisboa, aos quinze anos entrou para um convento de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, e em 1220, com vinte e cinco anos, impressionado pela pregação de alguns frades fransciscanos que conheceu em Coimbra enquanto estudava, trocou o seu nome por António e ingressou na Ordem dos Franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Leccionou ainda teologia em várias universidades europeias, tendo passado os últimos meses da sua vida em Pádua, Itália, onde viria a falecer no bairro de Arcella. No dia 13 de Junho de 1231.
Onze meses e dezessete dias depois de morrer foi canonizado. Detém o recorde da canonização mais rápida da Igreja Católica. Em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Por fim, em 16 de Janeiro de 1946, o Papa Pio XII juntou o seu nome à lista dos Doutores da Igreja Católica.
No século XVII, para alguns historiadores em 1665, Santo Antônio assentou praça no 2° Regimento de Infantaria de Lagos, simbolicamente, por iniciativa de D. Afonso VI (1656-1683), que viu no Santo a bandeira milagrosa para a vitória contra as forças espanholas sob o comando do marquês de Caracena. O estratagema deu resultado, tendo o Exército Português, sob o comando do marquês de Marialva, derrotado as do "Marte da Espanha".

Nenhum comentário: