domingo, 7 de junho de 2009

65 ANOS DO DIA "D"





Neste 6 de junho de 1944, as tropas aliadas desembarcavam na Normandia - França, abrindo a segunda frente contra as tropas Nazistas de Hitler. Começava a derrocada do projeto megalomaníaco Hitlerista. Stalingrado resistiu heroicamente e em 25 de agosto daquele ano, Paris seria libertada. Na sequência, o "Exército Vermelho" Russo entrava triunfal em Berlim, Hitler se suicida e a Alemanha se rende.


Uma das passagens mais dramáticas da 2ª guerra, foi a ocupação alemã de Paris, a resistência francesa e a ordem, não cumprida, de Hitler para tocar fogo em Paris, no caso, de uma iminente evacuação das tropas nazistas da cidade. Acabei de rever, em DVD, esse drama de guerra de 1966, "PARIS ESTÁ EM CHAMAS?" Filme que assistí na tela grande nos anos 70. Eis a sinopse do filme:



Paris Está Em Chamas?


Por quatro anos e meio, durante a 2ª Guerra Mundial, Paris esteve ocupada. Quando a guerra já estava perdida para a Alemanha e o avanço dos aliados para recuperar a capital francesa era inevitável, partiu um ordem do próprio Hitler (Billy Frick) para incendiar Paris totalmente, incluindo seus monumentos e museus. Entretanto o próprio comandante alemão em Paris reluta em dar esta ordem, pois considera tal sacrifício inútil. Com Jean-Paul Belmondo, Charles Boyer, Alain Delon, Kirk Douglas, Yves Montand, Glenn Ford, Anthony Perkins, Jean-Paul Trintignant e Orson Welles. Recebeu 2 indicações ao Oscar.Um dos motivos pelos quais se optou por rodar o filme em preto e branco foi a cor das bandeiras nazistas, já que as autoridades francesas não permitiram que bandeiras nazistas com as cores vermelha e preta fossem exibidas em Paris. Alguns dos atores franceses do elenco, entre eles Charles Boyer, Leslie Caron e Jean-Pierre Cassel, dublaram seus próprios personagens na versão em inglês do filme. Durante as filmagens um carteiro francês caiu de sua bicicleta ao ver um grupo de extras vestidos como soldados nazistas em pleno Champs Elysées, durante uma pausa para o almoço. O carteiro começou a correr e a gritar que "eles estavam de volta". Os créditos finais são exibidos a cores.











General Dietrich Von Sholitzi, comandante das tropas de ocupação Nazista em Paris. Ele não se pautou pela máxima: "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Não cumpriu uma ordem extravagante e Paris continua com seus monumentos preservados, embevecendo a humanidade.
.




















Nenhum comentário: