quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O BIG BANG - DE VOLTA AO INÍCIO





Hoje,10 de maio de 2008, a ciência começa a operar o seu projeto científico mais ambicioso. Já está em funcionamento, no Centro Europeu para Pesquisa Nuclear - CERN, em Genebra na Suiça, o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), ou grande colisor de Hadrons. O LHC é um acelarador de partículas subatômicas e custou a 20 paises europeus e várias outras nações colaboradoras, algo em torno de 15 bilhões de reais. Com esse projeto, os centistas do CERN, pretendem provocar, em escala reduzida e sob controle, o fenõmeno que gerou o universo, a explosão cósmica do Big- Bang, ocorrida a 13,7 bilhões de anos. O LHC é o maior e o mais sofisticado instrumento científico jamais concebido. Ele reuniu o esforço de 6.500 cientistas de 500 Universidades de mais de 80 Nações, entre elas, o Brasil. A sua tarefa será sondar profundamente a constituição íntima da matéria e explicar alguns mistérios que ainda rondam as teorias mais modernas da física.

Curiosidade: Foi por conta desse projeto científico, que conecta centenas de milhares de computadores espalhados pelo mundo, que nasceu a "WWW", dando origem a Internet com um protocolo livre.

O CERN mantém uma política de transferência de tecnologia à sociedade, pois as descobertas são incorporadas na medicina (terapia de câncer), tecnologias de imagens, instrumentos de medida, radioterapia, tomografias, etc. Além de produzir uma quantidade imensa de tecnologia nova, o LHC mudará nosso entendimento sobre o universo, um conhecimento que não tem preço.
(Texto extraído da edição especial da revista Caros Amigos - nº 36 de novembro de 2007)


O Large Hadron Collider - LHC (Acelerador de partículas subatômicas)

Nenhum comentário: