quinta-feira, 21 de julho de 2011

WILSON PINHEIRO, VIVE!!

Wilson Pinheiro (1931 -1980)

Pinçado do Jornal A Gazeta de 21/07/2011

Hoje, dia 21 de julho, significa só mais um dia comum no calendário! Mas há exatos 31 anos a data marcava a trágica perda de um dos dois principais líderes da luta dos seringueiros, Wilson Pinheiro. Pela sua coragem e fé em uma vida melhor aos seus companheiros, o ativista foi assassinado por latifundiários. Mas deixou no Acre um legado eterno!


Wilson Pinheiro foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, membro da Comissão Municipal Provisória do Partido dos Trabalhadores do município, fundador do PT no Acre, além de um trabalhador e pai de família exemplar. Ficou famoso pela sua atuação sindical, por ser um idealista da doutrina de que o homem pode conviver pacificamente com a natureza e por liderar o ‘Mutirão contra Jagunçada’ (criminosos que ameaçavam ‘posseiros’).

De acordo com o ativista e admirador de Wilson, Abrahim Fahrat, ‘Lhé’, 31 anos após a morte de Pinheiro, muita coisa já mudou. O povo acreano aprendeu a valorizar a sua causa. Porém, ele prega que ainda há muito chão pela frente para que o Estado se torne aquilo que ele e outros líderes do movimento seringueiro da época se concretize. “É preciso investir mais na Feira Pan-Amazônia e outras iniciativas que têm a nossa cara”, declarou Lhé.

Nota de Homenagem do PT

Nestes 31 anos do seu assassinato, o Partido dos Trabalhadores do Acre homenageia o nosso eterno companheiro Wilson Pinheiro, por sua grande contribuição para a resistência do povo do Acre e para fundação do PT no Acre. O Partido reconhece no companheiro um dos mais significativos símbolos do PT, da luta dos povos da floresta e do movimento sindical.
Direção do PT/AC

Meu comentário:

Conhecí Wilson Pinheiro logo que cheguei no Acre em 1978. Dormí muitas vezes no STR, de Brasiléia, quando ia àquele município fazer o trabalho de "Acompanhamento Conjuntural" dos preços de produtos agrícolas para a CEPA. Também fiquei no STR e recebí apoio do Wilson e outros sindicalistas, quando estávamos fazendo o trabalho sobre o Sistema de Aviamento no Acre e percorremos muitos seringais da região do Alto Acre. Na ocasião também conheci o fazendeiro Nilo Sérgio de Oliveira, que até nos fez um favor desatolando o jeepe Willis da Emater numa viagem para Assis Brasil. Esse fazendeiro foi um dos suspeito de mandante do assassinato de Wilson Pinheiro e foi "justiçado" pelos seringueiros.
Quando assassinaram Wilsão, eu estava em Cruzeiro do Sul, trabalhando para o CEAG e não acompanhei de perto o "furdunço" dos acontecimentos após seu assassinato, nos quais estiveram envolvidos Lula, Jacó Bittar, João Maia, Chico Mendes, que foram enquadrados na lei de Segurança Nacional, com os demais seringueiros que participaram da chacina de Nilo Sérgio.
Em 1999, quando fiz minha Tese de Mestrado sobre o PT do Acre, homenagiei Wilson Pinheiro, Chico Mendes, João Eduardo, Jesus André Matias e Ivair Higino, todos assassinados,e outros líderes que morreram de morte natural como: Hélio Pimenta,Bacurau e Matias. O texto ficou assim: "Em homenagem àqueles para quem a noite desceu mais cedo. Deles se podem dizer que ajudaram a preparar a mesa para o banquete da utopia" (MIF)

Nenhum comentário: