sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DIA DO AVIADOR







A minha saudação aos "Cavaleiros do Céu" na passagem do seu dia. Quando morava em Parnamirim, na minha infãncia e adolescência, a cidade abrigava uma Base Aérea, onde os pilotos saídos da escola de aviação da Aeronáutica, passavam por um treinamento. A "semana da Asa" era sempre uma festa na base que culminava no dia 23 de outubro. Tinha jogos, desfile militar e principalmente acrobacias aéreas. Ví, algumas vezes, a nossa famosa Esquadrilha da Fumaça ainda nos "T-6" fazendo despertar o sonho de voar de muitos adolescentes. Havia também exibição de bombardeios, na praia do meio, com os "B-25" e "B-26". Era um deslumbramento.É dessa época, anos 50 e 60, que me ficou gravado na memória um hino que faz uma homenagem aos aviadores da FAB, que diz assim:



"Atenção, eis a altaneira

A Força Aérea Brasileira

Atenção, vós que nos ouvis,

O aviador sempre é feliz

Nosso lar é amplidão,

Nossa rainha é aviação

E essa pátria tão querida

E esse berço varonil

Tarantantaranran..BRASIL!!"
Dia Nacional do Aviador

O ser humano sempre acalentou o sonho de voar. Em 400 a.C., o filósofo grego Arquitas de Tarento idealizou uma "máquina voadora", um tipo de papagaio ou pipa, embora os chineses já empinassem suas pipas em 600 a.C. No século XV, o sábio Leonardo da Vinci estudou e resolveu vários problemas sobre o vôo, incluindo o do cálculo da área de sustentação, porém, sua obra ficou perdida por quase três séculos.Em 1716, o cientista sueco Swedenborg definiu a concepção de um trem de aterragem e de uma coluna de comando de vôo (o manche), padrão adotado nas aeronaves que surgiram posteriormente. O cientista suíço Daniel Bernoulli (1700-1782) enunciou o Princípio de Bernoulli da aerodinâmica, por meio do qual se chegou à invenção definitiva da máquina de voar "mais pesada que o ar": o avião.Em 1783, os irmãos franceses Joseph e Etienne Montgolfier inventaram o balão de ar quente e fizeram o primeiro vôo na presença dos reis da França. Em 1852, Henri Giffard inventou o balão com força motora própria, que recebeu o nome de dirigível.Em 1867, o russo Teleshov desenhou uma aeronave com motor movido a combustível líquido, cuja decolagem seria feita num trole sobre trilhos. Suas idéias eram revolucionárias para a época; por isso, o projeto nunca saiu do papel.Em 1889, o engenheiro civil alemão Otto Lilienthal iniciou a construção e os ensaios do vôo com aeronaves de asas fixas sem motor, conhecidas como planadores. Ele desenhou e produziu a primeira aeronave em série no mundo.Os irmãos Wright - Wilbur e Orville - nasceram nos EUA e projetaram uma máquina de voar motorizada. Em 1901, fizeram um vôo bem-sucedido nas praias de Kitty hawk, na Carolina do Norte, porém, não foi documentado nem testemunhado pela imprensa.Entre os aeronautas pioneiros, podem ser citados: Gabriel Voisin, Louis Blériot, Wilbur e Orville Wright, Trajan Vuia, Henry Farman e muitos outros.O brasileiro Santos Dumont, contudo, foi o primeiro aeronauta que demonstrou a viabilidade do vôo com um aparelho mais pesado do que o ar, o 14 Bis, a 23 de outubro de 1906, em Paris. Os seus vôos foram os únicos realizados perante um grande público e devidamente documentados. O seu feito, na época, foi fartamente destacado na imprensa de todo o mundo e definitivamente consagrado na ata da sessão realizada em dezembro de 1910, no AeroClube de França; nela ficou registrado que o brasileiro Santos Dumont foi "o primeiro aviador do universo que subiu em aeroplano com motor". Portanto, o 14-Bis pode ser considerado também o primeiro avião que se elevou e se manteve no ar por seus próprios meios.Por sua contribuição tão significativa à humanidade, no dia 23 de outubro de 1991 o Brasil deu a Alberto Santos Dumont o título de Pai da Aviação, numa justíssima homenagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Marcos Inácio Fernandes,Sou Manoel Jerônimo da Silva,1º Tenente Músico, Regente da Banda de Música da Base Aérea de Brasília, e gostaria de manter contato telefônico,urgente, com a sua pessoa a respeito de informação sobre a letra do hino alusivo aos cancioneiros da aviação que você postou no seu blog no dia 23 out 2009, alusivo ao dia do aviador que tinha a seguinte descrição:
"Atenção, eis a altaneira

A Força Aérea Brasileira

Atenção, vós que nos ouvis,

O aviador sempre é feliz

Nosso lar é amplidão,

Nossa rainha é aviação

E essa pátria tão querida

E esse berço varonil

Tarantantaranran..BRASIL!!"
Dia Nacional do Aviador

Por gentileza, forneça-me os seus telefônicos para contato pois preciso da sua ajuda. Os meus contatos:(61) 8105 2314 (CELULAR)- (61)3364 8601 (TRABALHO)- E-mail: mjeronimos2002@ig.com.br / mjeronimos@msn.com

Ficarei muito grato em manter contato com você.

Respeitosamente,

Manoel Jerônimo da Silva 1º Ten MÚSICO
Regente da Banda de Música da Base Aérea de Brasília

Anônimo disse...

Muito obrigado pela sua valiosa ajuda. Foi feita a gravação da letra alusiva ao aviador da Força Aérea Brasileira com a respectiva melodia e mandei o áudio para o e-mail: verrodrigo@yahoo.com.br, que pertence ao seu sobrinho.
Um grandioso abraço fraternal.
Respeitosamente,
Manoel Jerônimo da Silva 1º Ten Músico - Regente da Banda de Música da Base Aérea de Brasília