quinta-feira, 24 de junho de 2010

DÁ-LHE DUNGA!!!


No entrevero Dunga X Rede Globo, estou com o Dunga e vou aderir a campanha "UMDIASEMAGLOBO" que é um desdobramento da Campanha "CALA A BOCA GALVÃO". Amanhã assistirei o o jogo Brasil e Portugal pela Band com o Luciano do Vale. Reproduzo texto do Blog Escrevinhador do Rodrigo Viana.


A política suicida da Globo parece não ter limites. Primeiro foi na cobertura política. Depois de anos de esforço para superar a marca de emissora golpista e manipuladora (esse esforço se deu na gestão de Evandro Carlos de Andrade como Diretor de Jornalismo, e com a participação ativa de Amauri Soares na sucursal de São Paulo), a Globo mostrou as garras na eleição de 2006. Acompanhei tudo de perto; eu era repórter de política na Globo, e estive no grupo de jornalistas que internamente não aceitaram a linha de cobertura adotada pela emissora. Por causa disso, saí da Globo, e expus meus motivos numa carta interna aos colegas de Redação; carta essa que acabou vazando na internet – http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1309377-EI6584,00.html.

Agora, a direção da Globo empurra a emissora para o suicídio também na cobertura esportiva. A Globo manda no futebol brasileiro. Isso todo mundo sabe. Muitos clubes sobrevivem da grana que a Globo adianta, como pagamento por “direitos de transmissão”. A Globo sempre teve, também, privilégios na cobertura da seleção brasileira. Todo jornalista sabe disso. Aqui na África do Sul, um colega lembrava da Copa da França, em que a Globo tinha uma “salinha” exclusiva para as entrevistas com jogadores. Tudo acertado com a CBF. As outras emissoras esperneavam, e a Globo manobrava nos bastidores. Com habilidade.

Pois bem. A atual direção da Globo resolveu explicitar as coisas. Fez um striptease público. Tudo porque o técnico Dunga decidiu acabar com as “salinhas” da Globo. No domingo, Dunga brigou com o Alex Escobar (comentarista da Globo). O motivo? Escobar queria entrevistas exclusivas com jogadores, e Dunga vetou. O jornalista Mauricio Stycer conta tudo aqui - http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/22/globo-negociou-entrevistas-com-ricardo-teixeira-mas-dunga-vetou.jhtm.

No passado, a Globo manobraria nos bastidores, e talvez arrancasse alguma concessão de Dunga. Mas a arrogância (e a burrice) da atual direção da emissora não tem limites. Resolveram fazer um editorial contra o Dunga! É tudo muito didático para o público…

É como se houvesse um menino rico acostumado a comer sempre o primeiro pedaço do bolo nas festinhas da escola. Um dia chega o professor novo e diz: “você pode ser rico, mas aqui tem que pegar fila pra comer o bolo”. O menino rico, em vez de avisar o pai e manobrar em silêncio pela demissão do professor, resolve chorar no meio do pátio, e ainda pendura um manifesto na porta da escola: “eu sou rico, tenho direito ao primeiro pedaço do bolo”.

O menino rico, e mimado, joga a escola inteira contra ele. Talvez consiga a demissão do professor. Mas a comunidade inteira agora sabe que esses privilégios existem.

A Globo conseguiu isso. Na guerra entre Globo e Dunga, o Brasil fica ao lado do técnico.Vejam a enquete do UOL sobre o assunto: o Dunga dá uma surra na Globo – http://noticias.uol.com.br/enquetes/enquete.jhtm?id=8524#r

O povo não aguenta mais a arrogância da Globo. Os Marinho vão pagar caro por ter dado poder a gente como Ratzinger e sua turma.

Mas o Dunga que se cuide. A Globo vai tentar triturá-lo. Diante da primeira derrota, ele será demolido. O Dunga devia bater um papo com o Lula…

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DESENCANTOU!!

Luís Fabiano, desencantou e marcou dois golaços contra a Costa do Marfim na vitória do Brasil por 3 a 1. Brasil garantiu sua classificação para a 2ª fase do torneio. O time africano jogou pesado e bateu até no vento. Como se dizia antigamente, " da medalhinha prá baixo era canela". Assistí o jogo no Recanto Ecológico Ana Rita de Arildo e Lilina com a "mundiça" toda dos Medeiros e Fernandes e Ivone querendo barrar Dunga na Seleção. Pense numa torcedora nervosa!! Agora vamos fazer um amistoso com os nossos patrícios na 6ª feira.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CALA A BOCA GALVÃO !

A faixa foi fixada no estádio do jogo Brasil X Coréia



É a campanha que está fazendo o maior sucesso no Twitter. Galvão, realmente, é um seca pimenteira. Como diria o Rei Juan Carlos: Galvão, porque não te calas.(MIF)

Exibida com destaque logo que a bola começou a rolar para a estreia brasileira na Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte, em Johannesburgo, uma faixa com a frase "Cala a boca, Galvão!" foi recolhida rapidamente nas arquibancadas do estádio Ellis Park, nesta terça-feira.

O adereço estava colocado exatamente no centro do campo, pouco acima das placas de publicidade, e endossava campanha iniciada no Twitter, desde a última sexta.

Bastou começar o jogo inaugural do Mundial na África do Sul, entre a equipe da casa e o México, que os temas ligados ao torneio já estavam entre os dez mais comentados no famoso microblog. E o assunto que liderava o ranking era justamente "Cala boca Galvão", referindo-se ao locutor esportivo da "Rede Globo

segunda-feira, 14 de junho de 2010

MEIA PONTO MEIA

Eu (direita) e Ailton em Fernando de Noronha. Faz é tempo.
Rogério, Ailton e Araken



Neste domingo, 13 de junho, dia de Santo Antônio, meu irmão Antônio Ailton Fernandes completou 66 anos. A data foi comemorada em família com um churrasco e um almoço delicioso de um creme de galinha de juntar menino. Parabéns mano véio e vamos cuidar da saúde para comemorarmos, ainda por muito tempo, essa data.

terça-feira, 8 de junho de 2010

MARCOS ROBERTO É O GRANDE CAMPEÃO DO ABERTO DE TÊNIS DE MESA

O campeão sendo cumprimentado pela Penha ( sua mãe) e o placar acusando 15 Roberto e 13 Dácio com o atleta revelação do torneio Lucas, vice campeão da série "B".
Os quatro finalistas: Levi, Dácio, Roberto e Wagner (Juiz Lucas ao centro)

Os participantes





Roberto recebendo das mãos de Eró, o troféu "Rogério Fernandes"







A grande final entre Dácio e Roberto (Ficou tudo em casa)





No domingo (6 de junho) foi concluida as rodadas decisivas do Torneio Aberto de Tênis de Mesa da Rua da Linha. Os quatro finalistas foram: Levi, Wagner, Dácio Rodrigo e Marcos Roberto. Wagner derrotou Levi e ficou em 3º lugar com a medalha de bronze e na grande final numa partida emocionante as defesas de Roberto prevaleceram sobre as cortadas mortais da esquerda de Dácio conferindo-lhe o título de campeão do 1º Torneio Aberto de Tênis de Mesa da Rua da Linha. Confiram o meu registro fotográfico que fiquei na 7ª colocação no torneio. Apanhei de criar bicho, mas estou rankiado entre os 10 melhores colocados da Rua da Linha

terça-feira, 1 de junho de 2010

SER X TER


Recebí, por e-mail, do meu amigo,conterrâneo e confrade, Mário Amorim. Compartilho.

Ser X Ter
A última escolha da humanidade...

O verdadeiro desenvolvimento sustentável é aquele onde o progresso espiritual acompanha o progresso material.

O futuro da nossa sociedade tem ocupado as mentes de muitos pensadores na atualidade. O fato é que precisamos de mais pesquisas sobre as alternativas econômicas para vivermos em sociedade. As idéias atuais estão muito direcionadas e fica parecendo que há apenas um tipo de economia possível.
Os rumos sociais parecem estar confusos. Ao invés de estarmos estudando como gerar pessoas mais inteligentes e criativas, estamos muito mais preocupados em melhorar a inteligência artificial e em gerar técnicos reprodutores de rotinas. Pensamos muito em repressão e muito pouco em aprofundarmos a qualidade e o conceito da educação.
Estamos investindo recursos demais em máquinas e de menos em gente. A antiga justificativa da Revolução Industrial de que as máquinas iriam trabalhar por nós esfarrapou-se. Estamos trabalhando mais do que nunca. O trabalho transformou-se em uma espécie de religião. O atual sistema econômico está privatizando a Vida com uma velocidade neurótica e um consumismo totalmente irresponsável.
Esta cultura do consumismo está fazendo desaparecer a profunda diversidade de comportamentos existente entre nós. A uniformização da cultura está causando a uniformização dos comportamentos também. Todos ficam com desejos e atitudes parecidos.
Isto acontece, em parte, porque existe um investimento muito forte do mercado para tornar as "Marcas" símbolos de status. As "Marcas" estão se tornando os deuses da modernidade e o marketing é o seu principal ritual. Os jovens são levados a venerar as "Marcas" e as consideram como "Pontos de Mutação" para eles mesmos. Ao invés de jovens originais e criativos, estamos construindo mentalidades consumistas, individualistas, hedonistas e alienadas.
Estamos estimulando um excesso de materialismo nas "consciências" de nossos jovens enquanto deveríamos estar estimulando ocupações criativas. O problema é que um redemoinho gigantesco parece ter sugado a mente da maioria de nós para os ralos das nossas contas bancárias e nos tornamos escravos de preocupações materiais, necessidades e desejos sem fim.
Enquanto isto, dois bilhões de pessoas ganham menos do mínimo para sobreviverem e vivem em condições miseráveis. Se todos nós pudéssemos ser ricos, a Terra morreria em 15 anos, sufocada por uma luxúria consumista crescente. Hoje, antevemos um futuro aterrador, onde morremos sufocados por calor, gases e lixo, enquanto a Terra é explorada muito além de sua capacidade de regeneração.
Somos desleixados demais com o planeta. Nossa única relação com o meio ambiente é a de explorá-lo sem tréguas. Parecemos inconscientes do efeito catastrófico de nossas condutas e somos insensíveis ao reconhecimento da harmonia da Natureza e do direito das espécies. Causamos aos animais toda espécie de sofrimentos atrozes, inclusive a extinção de muitos deles.
Ninguém ignora que nossa sociedade precisa passar por reformas radicais e urgentes. Não é mais possível que todos os neurônios humanos estejam envolvidos apenas com o desenvolvimento material. O ser humano é um ser espiritual. Existe uma sensibilidade a ser manifestada e ela está muito mais relacionada ao Amor do que ao dinheiro. Mais ligada a comunhão do que ao sucesso individual. Muito mais focada na liberdade e na criatividade do que em funções rotineiras. E aponta, principalmente, para a Sabedoria, muito antes do conhecimento. Para o grego Píndaro, "a Sabedoria é o conhecimento temperado pela Ética."
Embora falemos muito de Ética, não temos Ética nenhuma. Somos até vulgares em nome da nossa auto-preservação e defesa. A competição acirrada e a insegurança esmagaram a possibilidade da fraternidade. A única cumplicidade que estimulamos é a sexual. Estamos canalizando a nossa energia de afeto e novidade para o sexo.
Enquanto ficamos entediados de tanto trabalho e preocupações, nossos "dirigentes" continuam perseguindo o desenvolvimento com uma voracidade de dinossauros. Dizem que é porque o desenvolvimento gera empregos. Mas quem quer empregos quando precisamos mesmo é de vocações e talentos? Empregos são ofícios aborrecidos, que não contam, necessariamente, com o nosso envolvimento e amor. As vocações e talentos alegram as pessoas, trazem reconhecimento social e podem provê-las de recursos econômicos também.
Mas para uns poucos a vida é "Business": uma oportunidade de negociar com recursos naturais e humanos. Eles estão interessados no poder pela multiplicação das coisas e não no progresso das pessoas. Esta mentalidade não vai querer reformar o mundo. Ela vai é devorar o mundo todo. Somos nós, cidadãos, é que devemos fazer as reformas, se é que temos algum compromisso com a harmonia planetária e com a sobrevivência das futuras gerações.
Muito mais do que trabalhar pela sobrevivência física da humanidade, devemos trabalhar pela sobrevivência espiritual do ser humano. Temos que parar de gerar pessoas embotadas e estúpidas, porque elas ficam muito frágeis aos dinossauros. Precisamos gerar e educar pessoas livres e despertas, cidadãos criativos, afetivos e vocacionados em seus talentos.
Parece que nossa sociedade trocou as prioridades do viver e preferiu o Ter ao Ser. Continuamos entregando a maravilhosa história da humanidade ao canto de sereia do capitalismo selvagem. Será mesmo que este belo projeto que é a história humana vai acabar agora com estes novos filhotes de dinossauros, ainda mais ávidos por desenvolvimento material, consumo desmedido e trabalho alienado?

Dib Curi é editor
Dib Curi é editor do Jornal Fórum Século XXI
http://www.forumseculo21.com.br
Colaboração: Zirair Karmirian Filho