segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DEPOIMENTO ABALIZADO !!

Este é o depoimento abalizado de quem conhece e conviveu com José Genoino desde as lutas estudantis no Ceará. É uma homenagem e a solidariedade de um companheiro de lutas. De gente que já comeu toucinho com mais cabelo. (MIF)


José Genoino.

Um dos homens mais honesto deste País.

Carlos Paz(Cardoso) * 


Conheço Genoino das lutas estudantis em Fortaleza nos anos 60. Em 1968, ele presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará foi expulso daquela instituição de ensino devido as suas ideias políticas contra a ditadura militar. Naquele ano eu já estava na clandestinidade.

Genoino foge do Ceará e se engaja ao movimento guerrilheiro do Araguaia, no Sul do Pará, que eclodiu no ano de 1972 contra a ditadura. No processo da guerrilha, depois de várias refregas e no decorrer do segundo cerco das forças armadas, Genoino é preso pelo II Exército, amarrado numa árvore em seguida algemado e transportado para o Estado de São Paulo e preso no DOI-CODI do exército e submetido a interrogatórios, incomunicável, sem direito a defesa. É transferido para o presídio Tiradentes onde amargou cinco longos anos debaixo de torturas, Privações e todo tipo de humilhações.

O golpe militar de 1964 teve o apoio direto e descarado dos Estados Unidos, do capital financeiro (BANCOS), das grandes empresas da construção civil, tipo Camargo Corrêa, Cristiane Nielsen e na mídia os golpistas contavam com o Jornal O GLOBO, TV Globo recém criada, Folha de São Paulo, o Jornal O Estado de São Paulo e o jornal O Estado de Minas Gerais. A Central de Inteligência Americana CIA e a embaixada dos Estados Unidos coordenavam a conspiração para a derrubada do Governo de João Goulart com o apoio da elite econômica, que tem como pátria o seu capital.

Genoíno obteve a sua soltura somente em 1978, no começo da chamada “anistia” e para sobreviver foi dar aulas no cursinho Águia em São Paulo; no ano seguinte consigo localizá-lo e para a minha satisfação ele se encontrava cheio de felicidade por ter nascido a sua primeira filha  a Miruna e por ter conseguido comprar uma casa bem modesta, pela Caixa Econômica no bairro do Butantã, onde passava o sol e a chuva com a  sua mulher Rioko e sua filha recém nascida. Não parou de lutar e continuou na busca daquilo que ele acreditava. Em 1980 o PT nasce com o Genoino já filiado, na eleição seguinte é eleito deputado federal, por quatro mandatos seguidos, se destacando como um dos parlamentares mais eficientes no embate e na defesa do projeto político em construção para o Brasil. - Mora na mesma casa.

Somente revolucionários comprometidos pela causa da libertação política e econômica de um povo é que é capaz de tantos sacrifícios. Nessa lista cabe: Prestes, Gregório Bezerra, Marighela, Osvaldão, Elenira, Grabóis, Lamarca, Pedro Pomar, Lucia Petit, Ozéas Duarte, Genoino e tantos outros que dedicaram suas vidas em busca dos seus sonhos e das causas mais nobres que um ser humano pode abraçar que é o direito de um povo viver com liberdade e com dignidade. – mora na mesma casa.

Durante a ditadura militar a elite ficou mais poderosa, os banqueiros se locupletaram, o BRADESCO se transforma no maior banco privado do País, o jornal O Globo e a TV Globo, recém criada naquela época, durante os dez primeiros anos do governo militar se transforma numa potência da comunicação. Jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e o Estado de Minas Gerais, seguiram a mesma trilha. A ULTRAGAZ detinha o monopólio do gás liquefeito no Estado de São Paulo. O seu diretor presidente financiava a tortura e se fazia presente para assistir o sofrimento, dos torturados. Na Construção civil, a Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Cristiane Nielsen, montaram um império da Noite para o Dia.

Toda essa gente pertence a elite econômica do Brasil de hoje. Ela é sucessora da elite econômica do Império que era proprietária do povo da raça negra que usava como produto de venda e de troca. Essa elite proprietária dos grandes bancos, das grandes empresas seja rural ou urbana, da grande mídia, é quem detém o poder no Brasil. Os governantes, seja Lula seja Dilma não tem o poder, apenas governa. O poder é o econômico é o da mídia, quem tem é a elite que usa e abusa neste País ao longo da nossa história. Escravizou negros  saqueou economias concentrou grandes riquezas, nunca dividiu renda com o povo, derrubou vários governos, odeia Lula, Dilma, o PT mais ainda, porque dividiram renda fizeram chegar dinheiro no bolso da população pobre. É dinheiro que deixou de ir para os cofres da grande burguesia esfomeada, por isso a elite não perdoa. Lula, um ex operário ser presidente da República, para a elite é um escárnio. O grande patrão da elite brasileira, os Estados Unidos que tinha o Brasil como seu quintal estratégico na América Latina, também não aceita Lula nem Dilma, e o PT pior ainda.

A elite Fez de tudo para derrubar o Lula e sepultar a esquerda e o PT em cova bem profunda, como não conseguiu procurou atingir com suas armas alguns líderes utilizando a mídia e o supremo tribunal que aceitou realizar um grande festival jurídico midiático, para condenar  algumas lideranças utilizando de artifícios jurídicos do direito alemão já que não havia como condená-los pelas leis brasileiras. O STF, com algumas exceções no seu quadro, tinha que mostrar serviço devido o desgaste e o descrédito que vem sofrendo por vários anos devido a desorganização e a morosidade no judiciário brasileiro. Teve pressa para julgar o pessoal do PT, mas não julgou o “mensalão” mineiro do PSDB, do Serra, Aécio, Alkmin, et caterva, que aconteceu em anos anteriores. Por isso e muito mais, deixa transparecer que o alvo era o PT.

Atingiram Genoino, Zé Dirceu, Delúbio e outros.  Não conheço os demais pessoalmente, conheço Genoino, que dedicou a sua vida na luta por uma causa em busca da liberdade e da dignidade de um País, do seu povo, inclusive para aqueles que sonhavam fazer carreira e ter o direito de atingir o topo do judiciário brasileiro. No tempo da ditadura onde estavam parte desses  senhores ministros do STF de hoje? Advogando ou fazendo concurso? Quieto e calados esperando que a o rolo compressor das botas e das baionetas passassem ou até mesmo identificados com as ações delas? Genoino se encontrava ou na luta clandestina armada ou levando porrada , choques , elétricos nas sessões de torturas por ter ousado em lutar contra o arbítrio e as injustiças que dominavam este País. - Mora na mesma casa.

Assistí pela TV Globo, entrevista do Ministro Gilmar Mendes, do STF e do jornalista da Globo Alexandre Garcia, ambos no mesmo diapasão, afirmando que a maioria dos ministros foi nomeada por Lula ou por Dilma, mas que por isso não podiam defender o pessoal do esquema do “mensalão”ou algo que o valha. Ví e ouvi desses dois senhores uma pobreza nos argumentos para o nível de cada um, porque discordamos da execração pública e do modo como julgaram Genoíno e outros. Indo ao contrário desses dois argumentos, Getúlio Vargas, nomeou seus ministros militares e os mesmos tramaram e derrubaram- no  do governo.  João Goulart, nomeou seus ministros e comandantes militares e foi derrubado por eles, Salvador Allende do Chile, nomeou Augusto Pinochet, comandante das forças armadas chilenas e foi derrubado por ele. Todos esses golpistas tanto aqui quanto lá estavam articulados com a CIA dos Estados Unidos e com a grande elite local naquela época. Na ocasião do festival midiático STF/ Globo, O Lula só não caiu, porque tem respaldo popular e experiência no enfrentamento no interior das turbulências.

  Como cidadão, eu fico a perguntar por que o STF não julgou primeiro o “mensalão” mineiro dos tucanos (PSDB), onde tudo começou? Lá também era abastecido pelo mesmo Marcos Valério, foi lá a gênese, a raiz de tudo. Lá também foi beneficiado pelo mesmo Marcos Valério, o ministro Gilmar Mendes, conforme denunciou a revista Carta Capital, que teve como capa a foto deste senhor ministro e que o mesmo está aí “leve e solto”para julgar e condenar? Como se explica o Sr. Paulo Maluf, que comprovadamente roubou centenas de milhões de reais dos cofres públicos do Estado de São Paulo, continua solto e não devolveu sequer o produto do roubo? Esse dinheiro roubado fez turismo por vários países e paraísos fiscais, ficando hospedado em vários bancos em diversas contas. Como se explica o complexo da Rede Globo, sonegar mais de meio bilhão de Reais, que deixou de ser aplicado na saúde e na educação e que nem a Procuradoria Geral da República, nem o STF, não disseram e nem fizeram nada? Ainda tem o direito de se acampar no STF, para comandar o festival midiático a serviço de uma elite que sonha em dizimar a esquerda no Brasil. Se funciona assim, eu ainda pergunto:

Alguns ministros que julgaram e condenaram Genoíno, são honestos tanto quanto ele? São portadores de uma moral e de ética para condená-lo? Se São condenaram a pessoa errada. Caso contrário, entendo porque condenaram. Genoino foi condenado porque não é um membro da elite. Sempre a enfrentou, sem medo de errar Genoíno é mais pobre em bens materiais do que o mais pobre dos ministros do STF, ainda reside na mesma casa modesta comprada há 33 anos no Bairro do Butantã em São Paulo. O seu carro é um Fiat uno Não existe nenhuma prova de desvio de qualquer dinheiro público feito Por ele. Daí porque da minha solidariedade neste terceiro cerco de tentativa de aniquilamento que a injustiça brasileira faz contra José Genoino, um dos homens mais honesto deste País.

Parece que estou vendo a História se repetindo, desta vez como farsa. Os antepassados desta elite que hoje assedia o ministro Joaquim Barbosa, cometeram uma tragédia ao longo de 308 anos com os  antepassados do ministro: comprando, vendendo, escravizando e matando em nome da lei. Hoje ainda é ela, os seus sucessores que detém o poder. É preciso reformar a República Brasileira.



* Carlos Augusto Paz, o Cardoso, é Engenheiro Agrônomo, fundador do PT, no Amazonas e no Acre.

Nenhum comentário: