sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O INÍCIO DO MEU PROJETO DE VIDA

 
 
Inácio Fernandes Desidério - o missivista, no esplendor de sua juventude
 
Mexendo no meu baú de coisas antigas para procurar umas notas do dinheiro brasileiro que coleciono, me deparei com o manuscrito de uma carta de amor do meu pai para minha mãe, datada de 1945. Alí já se vislumbrava meu projeto de vida. O romance prosperou, eles casaram e, desse casamento, vieram 4 filhos. Eu, Marcos Inácio Fernandes, o primogênito (1948), Carlos Magno Fernandes (1950), Emanoel Rogério Fernandes (1958) e Romildo Araken Fernandes (1960). Cumpre salientar, que D.Lia teve 8 filhos, mas 4 não sobreviveram. A sua última gravidez foi de gêmeos porém, apenas um sobreviveu, que é o Araken, que é o enfermeiro, quase médico, da família e está aí prá contar a conversa.
 
Essa carta, alguém a escreveu para o meu pai, pois ele lia e falava até bem, empregando, as vezes, um vocabulário sofisticado (nunca me esqueço do termos "subterfúgio", "superfluo"  e "coisas futeis") mas, escrivia muito mal o nome, com a sua mão esquerda já  que era canhoto.Fiz a transcrição da carta original abaixo, corrigindo alguns erros de português mas sendo fiel ao seu conteúdo. (MIF).
 

 
Uma carta de amor de seu Desidério  para D. Lia (meus genitores).
Parnamirim 16(?) de novembro 1945
                                Nunca esquecida Maria
                                                      Saudades
 
Recebi sua cartinha que veio me trazer bastante alegria. Espero que esta vá a suas mãos e te encontre gozando saúde e na paz de Deus.
Está cartinha que mandaste-me foi um verdadeiro céu para mim, que ainda estou pensando que foi um verdadeiro sonho.
Sobre o que você mandou-me dizer estou ciente, fico confiando em seus dizeres e na espera do retrato.
Maria, você bem deve compreender que na festinha eu tinha diversos parentes e tinha que cumprimentar  todos e o tempo foi pouco para nós palestrarmos. Agora temos bastante tempo para revelar o que voc~e bem quiser.
Sobre a mim (?) acho que não devo dizer alguma coisa que você bem sabe que sou pobre. Mais uma vez digo, com muito prazer recebo o seu lindo retrato.
Sobre o início do nosso amor você é quem sabe, por mim estou com você. Logo que receba esta responda-me urgente com o retrato.
Você não quer que ninguém saiba e eu também não quero e sim somente ambos.
Mil votos de felicidades lhe desejo-lhe e toda sua família. Vou terminar espero pela segunda cartinha que deve chegar logo.
Eu estou com vontade de ir a festinha e por ali podemos conversar bastante. Vou terminar com um abraço, que nunca pensei de tal coisa acontecer.
 
                                                                                   Seu admirador
                                                                                       “Amo-te”
                                                                        Inácio Fernandes Desidério.
 

Nenhum comentário: